Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem Vasco e com São Paulo, NBB confirma 16 equipes para 2019/2020

Campeonato brasileiro de basquete teve aumento de equipes e Estados representados<br>

Divulgação/LNB
Escrito por

A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou neste sábado, após a Assembleia Geral Ordinária, os 16 clubes que participarão da temporada 2019/2020 do maior campeonato brasileiro de basquete. Na edição anterior foram 14. 

A 12ª edição do torneio terá quatro novos times. Um deles será a Unifacisa (PB), campeã da Liga Ouro 2019 e primeira representante do Estado da Paraíba na história do basquete brasileiro. O Vasco se retirou da disputa com a alegação de problemas financeiros.

Quem também chegou à elite é o São Paulo, vice-campeão da divisão de acesso, que adquiriu os direitos associativos do Joinville para jogar o NBB. A mesma situação ocorreu com o Rio Claro (SP), que comprou os direitos associativos do Macaé e retornou à elite de basquete brasileiro depois de três anos.

Outra novidade vinda da Liga Ouro é o Pato Basquete, que adquiriu os direitos associativos da LNB junto à própria entidade e ainda teve a aprovação do Conselho Administrativo.

Desta forma, o número de Estados representados no NBB também aumentou. Enquanto na temporada anterior foram cinco, a edição 2019/2020 contará com seis Unidades Federativas: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e Distrito Federal.

– É uma satisfação imensa ver o NBB maior, com mais clubes e Estados representados. A expectativa é de que seja outra temporada histórica e que nosso basquete mantenha a curva de crescimento e ampliação no Brasil – declarou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

Além da definição dos times participantes do NBB, a reunião da tarde deste sábado serviu para a aprovação de contas da Liga Nacional de Basquete (LNB), definições de calendário, aprovação de itens do regulamento e outros assuntos.

O NBB terá início no dia 12 de outubro (sábado), com confronto, horário e local a definir. A tabela completa e regulamento serão publicados no início do mês de agosto. O Jogo das Estrelas 2020 também já está definido. Será entre os dias 18 e 20 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Sistema de disputa

O sistema de disputa foi mantido em relação à temporada 2018/2019. A fase de classificação será realizada em dois turnos e classificará os 12 primeiros colocados aos playoffs.

Já no mata-mata, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e um possível 3 na casa do time de melhor campanha. A partir das quartas de final, as séries de playoffs adotarão o formato melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e um possível 5 na casa do time mais bem colocado na fase de classificação.

Em decisão tomada em conjunto pelos Clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento.

Além disso, o campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), poderá pleitear a uma vaga no NBB , e a aprovação será definida pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB).

A Copa Super 8 também foi mantida. O torneio, que consiste em uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA.

Ao contrário da temporada passada, a Copa Super 8 acontecerá no mês de janeiro e não mais no final de dezembro.

Compromissos internacionais

Os compromissos internacionais dos clubes do NBB também ganharam novidades. A partir desta temporada, será adicionado ao calendário o Torneio Interligas, que contará com quatro times brasileiros e quatro da Argentina.

A competição acontecerá em período de pré-temporada, com início previsto para setembro de 2019, e terá como participantes o 7º, 8º, 9º e 10º colocado da última edição do campeonato nacional. Caso haja declínio de algum deles, será feito um convite para as outras equipes.

O Torneio Interligas será organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a AdC - Associación de Clubes -, entidade responsável pela La Liga, da Argentina, e terá como objetivo aumentar a bagagem internacional dos clubes participantes do NBB e da Liga Argentina.

Já a Liga das Américas será substituída pela Champions League Américas, da FIBA. A competição terá como representantes brasileiros o Flamengo (campeão da Copa Super 8 e do NBB), Sesi Franca (vice-campeão do NBB) e Mogi das Cruzes/Helbor (3º colocado do NBB).

E por fim, a Liga Sul-Americana, que é organizada pela Consubasquet, contará com a participação do Botafogo (4º), EC Pinheiros (5º) e Corinthians (6º).

Clubes participantes do NBB 2019/2020:

- Basquete Cearense (CE)
- Sendi/Bauru Basket (SP)
- Botafogo (RJ)
- Corinthians (SP)
- Flamengo (RJ)
- Sesi Franca Basquete (SP)
- Life Fitness/Minas (MG)
- Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
- Paulistano/Corpore (SP)
- Pato Basquete (PR)
- EC Pinheiros (SP)
- Renata/Rio Claro Basquete (SP)
- São José Basketball (SP)
- São Paulo FC (SP)
- Unifacisa (PB)
- Universo/Brasília (DF)