Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rúgbi: Em busca de marca histórica, Seleção quer aumentar popularidade

Seleção Brasileira busca quebrar recorde de público amanhã contra o Chile, no Pacaembu. CEO da Confederação celebra aumento na popularidade do esporte no país

No último jogo da Seleção, no Allianz Parque, quase 8 mil pessoas prestigiaram a equipe (Foto: João Neto/FotoJump)
Escrito por

Quando o assunto é estádio, o primeiro esporte que vem à cabeça do brasileiro é o futebol. Mas há uma modalidade que, aos poucos, tenta “se infiltrar” nesse cenário. Apesar de existir desde 1830, o rúgbi ainda não se tornou popular no país, mas nesse sábado, mira dar um passo adiante para se tornar o segundo esporte do Brasil: quebrar seu próprio recorde de público no Pacaembu.

Pelo Sul-Americano, a Seleção Brasileira enfrenta o Chile, atual líder do campeonato, às 16h15. Na última vez que esteve no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, a equipe atraiu 10.480 torcedores na derrota para a Alemanha.

No último fim de semana, quando caiu diante do Uruguai, 7.696 pessoas estiveram presentes no Allianz Parque, casa do Palmeiras.

– A cada jogo os espectadores aumentam e, no próximo, esperamos 15 mil. Sou otimista, acho que o rúgbi será um dos esportes mais populares desse país – disse Moisés Duque, atleta da Seleção, ao L!.

A realização de jogos em grandes estádios, inclusive, é uma das metas da Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu), na tentativa de tornar o esporte mais popular.

A iniciativa não se resume só às partidas, mas também à criação de um espaço de entretenimento, com ativações de patrocinadores, praças de alimentação e outros itens.

– Finalmente ascendemos a estádios conhecidos, o que faz com que o evento tenha uma marca especial. As pessoas gostam de assistir a duelos nesses locais e, quem gosta de rúgbi, fica feliz por ver um jogo em um estádio dessa grandeza – comentou o CEO da CBRu, o argentino Agustin Danza.

No último confronto da Seleção, no estádio do Palmeiras, a Confederação Brasileira passou por um problema, já que não esperava um volume tão grande de público. Assim, grandes filas foram formadas antes do início da partida, e muita gente não pode entrar no local.

Por isso, a CBRu se disponibilizou a sortear entradas para quem ficou fora, enquanto Danza se prontificou a recepcionar todos os torcedores no duelo de amanhã.

Na caça de recordes, torcedores e popularidade, o rúgbi tenta dar um salto de qualidade no Brasil. Amanhã é o dia de mais um passo.

Popularidade do esporte vem crescendo no Brasil nesse ano

Mesmo com time abaixo do esperado, público surpreende
A Seleção Brasileira ainda está longe de ser considerada uma potência do esporte no mundo. Mesmo assim, o público vem surpreendendo positivamente a Confederação Brasileira de Rúgbi, já que o número não para de crescer.

Nos últimos sete jogos da equipe no Brasil, foram apenas duas vitórias, contra os Estados Unidos, quebrando um recorde ao se tornar a primeira Seleção a vencer um rival 30 posições acima do ranking, e sobre a Colômbia.

- A Seleção está em um período de crescimento e mais competitiva. Isso permitiu que oferecemos jogos mais atrativos para a torcida. Isso foi uma ferramenta para trazer o público ao estádio e é uma parte fundamental do crescimento - comentou o CEO da CBRu, Agustin Danza.