Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 16/03/2018
12:06
Compartilhar

A nova modalidade olímpica, o basquete 3x3, entra em quadra para disputar sua primeira etapa do Circuito Nacional Pro. Com cinco etapas classificatórias e uma final, o campeonato vai ser realizado até setembro, começando na próxima semana e reunirá equipes masculinas e femininas, nas categorias adulto e sub-18. Sediada no Rio de Janeiro, a abertura vai ser no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, de 21 a 25 de março. O campeão vai representar o Brasil na etapa de Quito, do World Tour, em 22 e 23 de setembro.

O Circuito Nacional Pro de Basquete 3x3 não vai ser a única competição da modalidade disputada esse ano. A Confederação Brasileira de Basquete realizará ainda a Copa do Brasil e dois torneios internacionais, a Copa Sul-Americana e o Challenger, em parceria com a FIBA.

- Temos que olhara para o basquete 3x3 que entrou para o cardápio dos Jogos Olímpicos. É crucial a realização de competições nacionais não só para dar a oportunidade aos atletas de estar em ação, como para descobrir novos talentos. Temos o patrocínio da Motorola, que viabilizou nosso planejamento – destacou Guy Peixoto, presidente da CBB

Os dois primeiros dias, quarta e quinta-feira, serão inteiramente dedicados às crianças. Torneios entre escolas e ONGs, ativações e entretenimento vão acontecer das 14h às 18h. A partir de sexta a disputa começa para valer. Em duas quadras, a fase classificatória do adulto e sub-18, terá início às 13h e final previsto para as 19h30. No sábado a programação é igual a da sexta-feira e na final, no domingo, das 10h às 12h30.

O Basquete 3x3 é parte do projeto Olímpico da CBB para os Jogos de Tóquio 2020, quando fará sua estreia em Olimpíada. O Brasil ocupa hoje a sétima posição do ranking masculino da FIBA e a 22ª no feminino.

A modalidade, que mistura esporte olímpico e cultura urbana, conta com três jogadores de cada lado, que se enfrentam em meia quadra, com dois tempos de cinco minutos cada, vencendo a equipe que marcar 33 ou mais pontos, caso isso não ocorra, após o término do tempo regulamentar, a equipe com maior pontuação vence.

Siga o Lance! no Google News