O Flamengo reapresentou seu elenco de basquete para a temporada 2015/2016 nesta sexta-feira, na sede do clube, na Gávea, com uniforme novo e promessa de manter o favoritismo dos últimos anos. A equipe, que é tetracampeã do NBB, atual campeã da Copa Intercontinental e dona do título da Liga das Américas de 2014, sofreu várias modificações em relação ao último ano, mas buscou reforços de alto nível.
As três principais novidades do time estiveram presentes: o armador Rafael Luz, da Seleção Brasileira, o pivô JP Batista, atual campeão francês com o Limogenes que também defendeu o Brasil no Pan de Toronto (CAN) e na Copa América do México, e o ala americano Jason Robinson, que defendia o Zaragoza (ESP). O clube perdeu Cristino Felício para o Chicago Bulls, o argentino Nicolas Laprovittola, que se transferiu para o Lietuvos Rytas, da Lituânia, o também argentino Walter Herrmann, para o San Lorenzo (ARG), e o ala-armador Vítor Benite, para o Murcia (ESP).
– Somos tetra do NBB, mas não tetra de forma consecutiva. Temos um desafio pela frente. Não temos dúvidas de que será um ano especial. Quando você ganha vários campeonatos, tem o ônus e o bônus. Não se consegue renovar com todos os atletas, faz parte do processo. Mas repusemos o elenco com três grandes nomes, o Jason, o JP e o Rafa, e mantivemos uma base vencedora – disse o diretor executivo de esportes olímpicos do Fla, Marcelo Vido.
O plano do Flamengo de esconder os novos uniformes até esta sexta-feira não foi bem sucedido. Há uma semana, imagens dos novos mantos vazaram na internet, por meio das mídias sociais da loja oficial "Espaço Rubro-Negro", de modo que os detalhes das camisas 1 e 2 fossem revelados. Mas nada disso estragou o clima.
– Sempre escutei que o grande centro de basquete era em São Paulo, em Franca. Hoje, sei que o grande centro é no Rio de Janeiro, na Gávea – afirmou Vido.
Estão confirmados para os dias 4 e 5 de outubro dois amistosos contra o Brasília como preparação para o jogo contra o Orlando Magic, pela pré-temporada da NBA, que acontecerá no dia 17 do mesmo mês, na HSBC Arena.
Durante a coletiva, foram apresentados os planos de marketing do basquete rubro-negro. O Fla-Passe dará ao torcedor direito a todas as partidas da temporada do NBB, incluindo playoffs e finais. O preço será de R$ 400 (inteira) e R$ 200 (meia), e R$ 175 a promoção para sócio-torcedor. Valerá para partidas no Tijuca Tênis Clube, Maracanãzinho e HSBC Arena.
O impasse sobre a construção da nova arena do clube, que se arrastava havia mais de um nao, finalmente parece perto de uma solução. O vice-presidente de esportes olímpicos do Fla, Alexandre Póvoa, avisou que restam poucos detalhes burocráticos para que os trabalhos possam ter início. O clube já teve o aval informal da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), e aguarda um laudo da Secretaria de Meio Ambiente e outro dos Bombeiros.
O local deverá ter capacidade para 3.600 pessoas e poderá receber as partidas do time de basquete no NBB. A expectativa é de que na temporada 2016/2017 a arena já seja utilizada.
Confira os destaques da coletiva de apresentação
Alexandre Póvoa, vice de esportes olímpicos do Flamengo
Aposta na base
Há muito tempo o Flamengo não revela jogadores. Temos dificuldade de produzir jogador, que é o objetivo principal das categorias de base, assim como formar cidadãos. Os resultados de curto prazo vão demorar a surgir. Isso não acontece de uma hora para outra. Mas estamos tentando acelerar esse processo, com uma atitude corajosa da gestão do basquete. Temos hoje três jogadores na Seleção Sub-17 do Brasil, o que não acontecia há muito tempo.
Crise na economia do país
Vivemos um momento difícil. O Limeira desistiu de disputar o NBB. O basquete sempre foi um exemplo de ruptura de um modelo arcaico, mas o país vive um momento muito difícil. Estamos tentando disputar a Superliga de vôlei. Conversamos com 100 patrocinadores diretos e recebemos 100 nãos. É a falta de cultura do esporte olímpico no Brasil. E eu temo pela falta de cultura do esporte olímpico pós-2016. Está difícil fazer esporte no país. Nos solidarizamos com o Limeira.
Nova arena do Fla
No ano passado, eu fiz um apelo para que a Prefeitura nos ajudasse a liberar a nossa nova arena. Não andou depois de um ano, mas nos últimos meses as coisas começaram a acontecer. Esperamos que no anúncio da equipe da temporada 2016/2017 possamos anunciar que o basquete e, quem sabe, o vôlei na Superliga disputarão seus jogos lá. Antecipo que meu voto é para que essa Arena se chame "Orgulho da Nação".
--------------------------------------------------------------------
Marcelo Vido, diretor executico de esportes olímpicos do Flamengo
Novas estratégias de marketing para o basquete
Estamos preocupados em termos mais torcedores e fãs em nossos jogos. Objetivo é apresentar novidades de compras, atrair famílias e novos públicos, desenvolver produtos oficiais do basquete. Estamos aprendendo com a NBA que o esporte tem de ser entretenimento. E valorizar a tradição do basquete. Queremos facilitar o acesso à compra de ingresso. Para essa temporada, haverá três novas estratégias: o Fla-Passe, que valerá para a temporada, a fidelização do público atual e a atração de novos públicos.
--------------------------------------------------------------------
José Neto, técnico do Flamengo
Renovação do elenco
Nossa preocupação, além de ter uma base vencedora, é em ter um grupo de grandes pessoas. E nisso a gente não errou.