Mesmo sem disputar o Grand Smash de tênis de mesa, em Las Vegas, Hugo Calderano manteve a terceira posição, após atualização do ranking mundial, nesta terça-feira (15). Após enfrentar problemas burocráticos e não conseguir viajar para os Estados Unidos para o torneio, o brasileiro segue em terceiro lugar, com 5400 pontos.
➡️Efeito Calderano: clube duplica número de alunos de tênis de mesa no Rio
Um dos principais torneios do circuito mundial, o Grand Smash de tênis de mesa rende 2000 pontos no ranking ao campeão, 1400 pontos ao vice e 700 aos semifinalistas. Hugo Calderano tinha o posto ameaçado pelo japonês Tomokazu Harimoto, que chegou à decisão em Las Vagas, mas foi superado pelo vice-líder Wang Chuqin, permanecendo na quarta colocação.
Vale lembrar que a ausência de Calderano no Grand Smash não penalizou diretamente o atleta, que apenas perdeu a oportunidade de somar pontos importantes. O ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) é baseado na soma dos oito melhores resultados obtidos por cada atleta nas últimas 52 semanas, e norteia o chaveamento das principais competições. Os pontos conquistados em cada torneio têm validade de um ano e expiram após esse período.
Próxima competição de Hugo Calderano
Hugo Calderano e os atletas da Seleção Brasileira voltam a competir no circuito internacional de tênis de mesa ainda no mês de julho, pelo WTT Contender de Buenos Aires, que terá a participação de Bruna Takahashi, Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Karina Shiray, Victoria Strassburger e Leonardo Iizuka. Na sequência, os principais nomes da modalidade desembarcam no Brasil para o WTT Star Contender de Foz do Iguaçu, de 27 de julho a 3 de agosto.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte