Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 01/07/2024
13:50
Atualizado em 09/09/2024
14:23
Compartilhar

A França foi campeã da Liga das Nações de Vôlei Masculino de 2024 após vencer o Japão na grande decisão, realizada em Lodz, na Polônia, no último domingo (30). Com isso, os franceses chegaram ao segundo título na história da competição, empatando com a Rússia. No total de medalhas, a seleção francesa fica à frente, com quatro.

A França é a atual campeã da Liga das Nações e venceu do Brasil na 3ª rodada da competição por 3 a 2 (Foto: Divulgação / Volleyball World)

O Brasil foi campeão da VNL uma vez ao longo de seis edições - a vitória veio em 2021. Na edição de 2024, a Seleção foi eliminada pela Polônia nas quartas de final.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Todos os medalhistas da Liga das Nações de Vôlei Masculino

França - 🥇🥇🥈🥉
Rússia - 🥇🥇
Polônia - 🥇🥈🥉🥉🥉
Brasil - 🥇
Estados Unidos - 🥈🥈🥈🥉
Japão - 🥈🥉

➡️ França campeã! Veja a classificação da Liga das Nações de Vôlei Masculino

História e formato da Liga das Nações

A Liga das Nações de Vôlei foi fundada em 2018 como forma de substituir a Liga Mundial e o Grand Prix. A competição é realizada anualmente, e os times passam por diferentes países antes de realizarem a fase final em um mesmo local. O formato do torneio sofreu uma reformulação em 2022 e receberá outra em 2025. A partir do próximo ano, serão 18 seleções, e não mais 16.

A partir de 2025, a VNL contará com três grupos, ao invés de dois, com seis seleções cada, sendo que cada uma terá três semanas de competição para jogar. Com a mudança de formato, a FIVB, Federação Internacional de Voleibol promete uma semana a mais de descanso para os atletas que estarão disputando a Liga das Nações.

Não haverá mudanças na fase final da competição, que continuará sendo um mata-mata entre os oito melhores colocados do campeonato. A FIVB ainda promete uma outra mudança de formato em 2028, para coincidir com o calendário das Olímpiadas de Los Angeles.

Siga o Lance! no Google News