Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Putin afirma que Rodchenkov defende interesses dos EUA

Segundo o presidente russo, o ex-diretor de laboratório antidoping do país 'está sob controle dos serviços especiais americanos'

Vladimir Putin permitiu os atletas russos a competirem como neutros em Pyeongchang (Foto: ANDREJ ISAKOVIC/AFP)
Escrito por

O presidente da Rússia, Vladimir Puttin afirmou, nesta quinta-feira, que Grigory Rodchenkov, ex-diretor do do laboratório antidoping de Moscou, defende interesses de agências dos Estados Unidos, entre elas o FBI. Rodchenkov está há um ano sob a proteção do país. 

- Rodchenkov estar nos Estados Unidos não é positivo para nós. Significa que ele está sob controle dos serviços especiais americanos. O que eles (americanos) fazem com ele lá? Será que estão dando algum tipo de substância para que diga o que é necessário? - declarou o presidente russo.

Além disso, Putin ainda acusou os órgãos americanos de manipulares evidências dos casos de doping denunciados pelo ex-diretor, referentes aos Jogos de Sochi-2014. O presidente afirmou que foi um erro ter colocado Rodchenkov na diretoria do laboratório. 

- Foi um erro de quem fez isso e eu sei quem fez isso - acrescentou.

Grigory afirma que recebeu ordens do governo russo para encobrir casos de doping de atletas de diversas modalidades, falsificando os resultados dos exames e trocando as amostras. 

Na última semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a Rússia estava proibida de disputar os Jogos de Inverno de Pyeongchang-2018. Apenas atletas sem histórico de doping poderão participar da competição, mas como neutros (com a bandeira do COI).