Pré-Olímpico Global de Tiro Esportivo: apresentação, onde assistir e horário

Saiba de todos os detalhes da competição

Felipe Wu foi medalhista de prata nas Olimpíadas Rio-2016 (Foto: Wander Roberto | COB)
Escrito por

O Pré-Olímpico Global de Tiro com Arco será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 19 de abril. A competição é o último torneio classificatório para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Somente as finais da carabina e pistola terão transmissão pelo YouTube do Time Brasil.

Ao todo teremos 16 vagas olímpicas distribuídas na competição. São duas por gênero em cada uma das quatro provas individuais: carabina de ar 10m, carabina 3 posições, pistola de ar 10m e pistola 25m. As categorias serão preenchidas conforme a classificação final dos competidores.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Somente atletas que não obtiveram vagas em eventos anteriores estão elegíveis para a disputa, já que há um limite de duas cotas por Comitê Olímpico Nacional em cada modalidade. Caso algum atleta de um país que já tenha dois classificados vença a prova, a vaga será realocada para o próximo atirador na classificação final.

O Pré-Olímpico Global de Tiro Esportivo 2024 é o penúltimo evento classificatório de pistola e carabina em Paris 2024, mas a última chance para representantes da Ásia, África, América e Oceania. Em maio, o Europeu de Tiro Esportivo 25m e 50m concederá duas vagas Olímpicas na pistola 25m e na carabina 3 posições.

➡️ CBB anuncia convocações das seleções de basquete 3×3 para torneios Pré-Olímpicos

Depois disso, haverá a realocação de uma vaga pelo ranking internacional da modalidade em 9 de junho, além da divisão de cotas por universalidade e país-sede até o dia 28 de junho. Ao todo, o Brasil estará presente na competição com 17 atletas. Entre os convocados, Felipe Wu, prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Já os que estão confirmados para Paris, no masculino, temos Philipe Chateaubrian, que venceu a prova de pistola de ar 10 m no Campeonato das Américas de 2022 e assegurou uma vaga para o Brasil. No feminino, Georgia Furquim e Geovana Meyer asseguraram vagas inéditas no skeet e na carabina 3 posições no Pré-Olímpico das Américas.

(Foto: Divulgação/CBTE)

➡️ Campeã do UFC, Ronda Rousey revela motivo de ter se aposentado das lutas

Confira os participantes brasileiros e a programação:

Carabina

Pistola

Sexta-feira, 12 de abril

* Prova não concede vaga aos Jogos Olímpicos

Sábado, 13 de abril

Domingo, 14 de abril

* Prova não concede vaga Olímpica

Segunda-feira, 15 de abril

Terça-feira 16 de abril

Quarta-feira, 17 de abril

Quinta-feira, 18 de abril

Sexta-feira, 19 de abril