Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Martine e Kahena vencem regata contra competidores homens

No primeiro dia de competição em Porto Alegre, a dupla campeã olímpica brilha e deixa até Robert Scheidt para trás

Dupla campeã olímpica já soma uma vitória em Porto Alegre
Escrito por

Os bons ventos da vela começaram a soprar na última segunda-feira em Porto Alegre. Foi o primeiro dia de regatas da IV Copa Brasil de Vela, realizada no Guaíba, com sede dividida entre o Clubes dos Jangadeiros e o Veleiros do Sul. Na estreia, destaque para a participação das velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze na raia entre os homens, na disputa da classe 49er. As campeãs olímpicas da 49erFX venceram uma das duas regatas disputadas e estão em segundo lugar na classificação, com quatro pontos perdidos.

- Toda competição é válida, e competir com os homens é um desafio maior. Demos um jeito de acertar todos os detalhes para ganhar alguma vantagem caso o vento aumentasse. E isso deu certo - explicou Martine, que topou o desafio de correr ao lado de Kahena na 49er pela falta de adversárias na 49erFX. As embarcações das duas classes são iguais, mas o mastro e a vela são maiores na 49er.

As campeãs olímpicas deixaram para trás o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro. Robert Scheidt, competindo pela primeira vez no país na classe. Ele aparece em quarto lugar, ao lado de Gabriel Borges, com sete pontos perdidos.

- A disputa começou com vento bem rondado. Fizemos bons inícios de provas, mas infelizmente no vento de popa não velejamos bem, perdemos algumas posições e acabamos com um terceiro e um quarto lugares. Não foi um início muito bom, mas foram apenas as duas primeiras regatas e vamos tentar melhorar para esse segundo dia e o restante da competição - afirmou Scheidt.

Os líderes são Marco Grael e o espanhol Carlos Robles, com três pontos perdidos. A disputa da Copa Brasil segue até este sábado. O campeonato serve como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela para este ano.

- Estamos encarando este campeonato como um grande treino. A 49er é bem mais puxada. Embora seja o mesmo barco, temos que fazer mais força. Quando voltarmos a treinar no nosso barco, acho que será até mais fácil e isso será muito vantajoso para o 49er Fx - comenta Kahena.

A IV Copa Brasil de Vela reúne até agora 107 velejadores, representando cinco países (Argentina, Brasil, Equador, França e Uruguai) e totalizando 80 barcos.

Bruno Fontes larga na frente

O catarinense Bruno Fontes começou muito bem sua campanha na IV Copa Brasil de Vela. Com dois primeiros e um segundo lugar nas três regatas disputadas pela classe Laser Standard, ele terminou o primeiro dia na liderança com quatro pontos perdidos.

- Foi um dia de ventos muito inconstantes. Cada hora entrava de um lado e foi preciso bastante paciência. Ficamos quase seis horas na água, mas o mais importante foi ter começado bem a disputa por uma vaga na equipe olímpica - explica Bruno, representante do Brasil em Pequim-2008 e Londres-2012 na classe Laser Standard.

A programação para a semana em Porto Alegre é para que doze regatas sejam realizadas sendo descartados os dois piores resultados. Mesmo com ventos fracos, a comissão optou por fazer três regatas, aproveitando bem o dia.

- Foi um começo muito bom, especialmente na última regata quando consegui me recuperar muito bem. Estamos no caminho, mas tem muita coisa pela frente.

A flotilha de Laser Standard conta com dezessete velejadores, sendo que Bruno lidera o evento com quatro pontos perdidos após as três regatas dessa segunda. João Pedro Oliveira é o segundo colocado com quatro pontos de desvantagem para Bruno, seguido por Philipp Grochtmann, com nove pontos perdidos.​