Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com mudanças no programa, Arthur Zanetti volta a palco da Rio-2016

O dono de duas medalhas olímpicas disputa, neste final de semana, o Campeonato Brasileiro de Especialistas

Arthur Zanetti foi o sétimo colocado no Mundial de Montreal (Foto: Osvaldo F./B3 Atletismo)
Escrito por

Arthur Zanetti volta ao Parque Olímpico, onde ganhou a medalha de prata nas argolas, nos Jogos Rio-2016, neste final de semana, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Especialistas. Arthur compete pelo seu clube, o SERC/USCS, de São Caetano, nas argolas, solo e salto. O campeão olímpico aproveitará a competição sediada na Arena Carioca 3 para testas mudanças em sua série.

- Vou fazer os três aparelhos. Apesar de ser final de ano é um Brasileiro, vamos representar São Caetano e temos de fazer bem o nosso papel. Também é uma preparação para a Swiss Cup. Na sequência, ainda vou competir os Jogos Abertos, também representando a minha cidade-  afirmou Zanetti.

O ginasta vai aproveitar o Brasileiro para testar uma mudança que vem treinando na sua série de argolas.

- Eu mudei alguns elementos ( com mesmo valor) para dar uma nova cara para a prova. Provavelmente a gente vai testar neste Brasileiro para verificar se tudo se encaixa bem. Eu não estou na minha melhor forma, depois do Mundial a gente sempre dá uma caída, mas fiz a prova nos treinos e me senti bem. Então vamos ver, testar no Brasileiro para ver como a série vai sair.

Arthur embarca para Lausanne, na Suíça, no dia 1º de novembro. A Swiss Cup é um festival que reúne duplas de ginastas de todo o mundo. Arthu representará o Brasil ao lado da jovem Thais Fidelis, de 16 anos, que treina no Centro de Excelência de Ginástica (Cegin), do Paraná.

- A Swiss Cup é uma prova diferente. Na primeira e segunda rotações os ginastas fazem dois aparelhos. Os que forem à semifinal farão um terceiro aparelho. Na final, os ginastas podem repetir o primeiro ou o segundo aparelhos, ou até fazer um quarto aparelho - conta Arthur, que completa:

- É uma competição de duplas e cada um dos ginastas depende da atuação do companheiro de equipe para passar as etapas e chegar à final. Eu iria competir com a Rebeca Andrade, mas como ela se machucou no Mundial, vou fazer dupla com a Thais.

Zanetti também explica que já passou um pouco de sua experiência para a jovem ginasta e vê a competição como mais um teste para ela.

- No Mundial já conversamos, consegui falar algumas coisas para ela e vai ser legal para a Thais por ser mais um teste internacional. Ela é nova e vai trabalhar em equipe, sem ter cobrança. É um pouco mais solto, mas ao mesmo tempo tem o compromisso com a dupla. Vamos estar lá para nos ajudarmos.

Confira a programação do Campeonato Brasileiro de Especialistas:

Sábado

7h30 às 9h: Aquecimento GAM (ginástica artística masculina)
9h às 13h20: Competição GAM
7h50 às 9h20: Aquecimento GAF (ginástica artística feminina)
9h25 às 11h30: Competição GAF

Domingo

8h30 às 10h: Aquecimento livre nos aparelhos GAM
8h50 às 10h20: Aquecimento nos aparelhos GAF
10h às 12h30: Competição GAM
10h25 às 12h30: Competição GAF
12h45: Premiação