Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Maicon Andrade volta a competir após medalha na Rio-2016

O atleta, de São Caetano, disputa o GP de Baku, Azerbaijão, de olho no ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio/2020

Maicon Andrade conquistou o bronze na Rio-2016
Escrito por

Maicon Andrade, único medalhista olímpico do taekwondo masculino, disputa o Grande Prix de Baku (Azerbaijão), nesta sexta-feira e sábado, primeira competição após a conquista do bronze na Rio-2016. O objetivo nesta estreia pós-olímpica é simples: garantir pontos para o ranking de 2017, o primeiro do ciclo até Tóquio/2020. Maicon compete na categoria acima de 80 kg e terá a companhia da brasileira Raphaella Galacho (acima de 73 kg).

- É a última competição do ano e uma das mais importantes do calendário. Para mim, marca o início do novo ciclo olímpico, em 2017, porque é um evento que tem pontuação alta. O Grand Prix é a competição que garante um cara na Olimpíada. São cinco etapas no calendário - quatro delas valem 40 pontos e a última, 80. É muito ponto! É equivalente à pontuação que se distribui nos Campeonatos Europeu, Asiático e Pan-Americano. A maioria das competições contam 20 ou 10 pontos. Um GP como esse no final do ano pode me colocar bem no ranking nessa virada de 2017 - afirmou o atleta.

Maicon, que treina com os técnicos Reginaldo dos Santos e Maycon dos Santos, da Two Brothers, no CT do Taekwondo em São Caetano do Sul (SP), terá de conhecer os critérios oficiais de classificação olímpica, mas espera estar apto a atendê-los fazendo a sua parte.

- Se eu for o mais bem ranqueado, por exemplo, para o Mundial... Eu tenho de pensar em ganhar a seletiva e estar bem ranqueado. Parte dos critérios é baseada em ranking internacional.

O lutador tirou férias após os Jogos Olímpicos do Rio,  ficou um pouco em Justinópolis (MG) sua cidade natal, com a mãe e a família, e cumpriu alguns compromissos, e voltou a treinar há dois meses.

- Não estou cem por cento em termos de forma física, mas estou bem tranquilo. Vou fazer o meu melhor. Não sei como estão os outros, mas o meu pensamento é o de ganhar e não pensar que os outros também estão voltando de férias - contou Maicon.