Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Líder da Volta da França bate em moto, corre a pé e segue na frente

Atual campeão e buscando o terceiro título na tradicional prova do ciclismo, Chris Froomer se envolve em acidente, corre, troca de bicicleta duas vezes e consegue se manter em 1º 

Três ciclistas se chocam com a moto da TV que fazia imagens da Volta da França, entre eles o então líder Chris Froomer  - com a camisa amarela. Ele chegou a correr centenas de metros a pé (Foto: AFP PHOTO / K. TRIBOUILLARD)
Escrito por

A 12ª etapa da Volta da França, entre Montpellier e Mont Ventoux (distância de 178km), realizada nesta quinta-feira foi inusitada, teve o atual campeão se envolvendo em um acidente por causa de uma moto e precisando correr a pé parte do percurso e ainda terminou de forma confusa, só decidida após análise de recursos.

Com a presença maciça de público, que aproveitou o feriado nacional francês, lotou as ruas e  deixou apenas um fio para os ciclistas, acabou ocorrendo na parte final o acidente sem gravidade que mudou todo o rumo da prova. Uma das motos que faziam as imagens para a televisão francesa deu uma freada brusca para não acertar um dos torcedores que invadiram a pista. Com isso, três ciclistas se chocaram com a tal moto: Chris Froomer, que é o atual líder e busca o tri (pois além de 2015 vencera também em 2013), o holandês Bauke Mollema e o inglês Rich Porter.

Com a bicicleta inutilizada, Froome deixou para trás o seu instrumento de trabalho e correu a pé uma distância de 400 metros até receber uma bicicleta reserva que deu problemas no pedal. Isso obrigou a mais uma troca. Por causa disso, Froome perdeu quase dois minutos, terminou em 25º lugar e, como resultado,  caiu do primeiro para o sexto lugar geral, deixando a ponta para o compatriota Adam Yates.

Entretanto, o ciclista e a sua equipe, a Sky, entraram com recurso, pedindo revisão para saber se poderia receber alguma bonificação em segundos que o manteria na liderança, já que o acidente foi extraordinário.

- Estou aguardando a decisão dos juízes sobre o acidente - postou Froome em seu twitter minutos depois da prova.

Após uma hora, os juízes  consideraram que Froome e outros dois ciclistas foram vítimas "de um incidente que exigia uma decisão excepcional" e assim passou a ter o mesmo tempo de  Bauke Mollema, que não teve problemas na sua bicicleta após o choque e terminou em décimo lugar, com um tempo 1m40seg  à frente de Fromme. Os juízes consideraram que se não houvesse o contratempo, Froome e Rich terminariam com o mesmo tempo de Mollema. Assim, o atual campeão teve descontada a diferença e isso o manteve na liderança da Volta da França.

- Sempre camisa amarela (líder) - postou Froome após o resultado do recurso.       

A PROVA

A etapa, realizada em forte subida, acabou vencida pelo belga Thomas de Gendt, com 4h31min51. Ele foi seguido por outro belga, Serge Pauwels, que terminou dois segundos atrás. O espanhol Dani Navarro ficou em terceiro. Nenhum está entre os líderes.  


A próxima etapa da Volta da França ocorrerá entre Bourg Saint-Adeol e Pont D'Arc. É a menor distância, apenas 37km. Depois, restarão mais sete etapas para o fim da competição.

Classificação da etapa

1º Thomas de Gendt 4h31min51
2º Serge Pauwels (BEL) + 2 segundos
3º Dani Navarro (BEL) + 14
4º Stef Clement (HOL) + 40
5º Silvayn Chavanel (FRA) + 40

Classificação Geral

1º Chris Froome (ING) + 57h11min33
2º Adam Yates (ING) + 47 segundos
3° Bauke MOLLEMA (HOL) + 56 segundos
4º Nairo Quintana (COL) + 1m01
5º Romain Bardet (FRA) + 1m15
6º Alejandro Valverde (ESP) + 1m39