5706d8c1-9251-4510-8232-81ff100a1c56_basquete 1000x
Notícias De Basquete
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 30/04/2025
09:45
Compartilhar

A NBA é considerada a principal liga de basquete do mundo, sendo responsável por comportar os melhores jogadores em ascensão. Demarcando seu prestígio em quadra, Oscar Schmidt foi eternizado como o maior brasileiro da modalidade, embora nunca tenha atuado no campeonato norte-americano. Por sua vez, a história pode estar prestes a confirmar um sucessor do astro: Tristan da Silva, do Orlando Magic.

➡️ Miami Heat sofre 4° pior derrota da história dos Playoffs da NBA

Na atual temporada da NBA, o Orlando Magic surpreendeu ao draftar Tristan da Silva, ala de 23 anos. Embora seja filho de pai brasileiro, o garoto possui dupla nacionalidade por nascer em Munich, na Alemanha. Estreante na liga norte-americana de basquete, o jovem teve sua destreza comparada as de Oscar Schmidt.

Além de terem o mesmo posicionamento em quadra, ambos tiveram a honra de representar as seleções de seus países. Ainda que possa defender o Brasil no futuro, Tristan optou por abraçar a delegação da Alemanha. Contudo, a destreza do garoto no primeiro ano de NBA chamou atenção por acumular médias de 7,1 pontos, 1,5 assistências e 3,2 rebotes.

Tristan da Silva, do Orlando Magic, em ação contra o Boston Celtics (Foto: Brian Babineau/NBAE via Getty Images/AFP)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Hegemonia de Oscar Schmidt no basquete

Ainda que tenha um longo percurso na NBA, Tristan pode sequer se aproximar dos feitos alcançados por Oscar. Isso porque o veterano nunca atuou pela NBA, mas é considerado um dos melhores jogadores de basquete do mundo. Revelado pelo Palmeiras, o astro passou ainda por EC Sírio, América-RJ, Caserta e Pallacanestro Pavia (Itália), Valladollid (Espanha), Corinthians, Mackenzie e Flamengo.

Atualmente com 67 anos, o brasileiro se orgulha de ter ostentado três títulos ao longo de sua hegemonia dentro das quadras. Em suma, o ala faturou a Taça Italiana de Basquetebol (1987/88) e o bicampeonato da NBB (1977 e 1996). Vale destacar também que Schmidt é o segundo maior pontuador da história do basquete, com 49.737 pontos.

Siga o Lance! no Google News