João Fonseca sofreu, nesta quinta-feira (8), sua primeira derrota em estreias em Masters 1000 na carreira. Depois de um começo errático, o brasileiro esboçou reação no segundo set; mas acabou superado, em Roma, pelo húngaro Fabian Marozsan (61º), por 6/3 e 7/6 (4).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Cometendo erros não-forçados, dois deles no final do game, João Fonseca foi quebrado, pela primeira vez, quando sacou em 1/2. Depois, o rival, sacou para abrir 4/1. Dois games depois, o húngaro, que não teve o saque ameaçado nesta parcial, confirmou o serviço e fez 5/2. O húngaro precisou de 28 minutos para fechar o set.
O panorama do início da segunda parcial foi idêntico ao da primeira. Marozsan conquistou a quebra na segunda vez que o número 1 do Brasil serviu. Nesse caso, no terceiro game. Depois, abriu 3/1. João Fonseca, dessa vez, aproveitou o primeiro break que teve na partida para devolver a quebra quando o rival sacava em 3/2. Dois games depois, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, empurrado pela torcida, teve outros três breaks, todos salvos pelo adversário. O carioca, de 18 anos, ainda salvou um break quando sacou em 5/5 e o primeiro match-point, no 3/6 do tiebreak, mas acabou derrotado.
Wild vence na estreia
Thiago Wild, 120º, que ganhou os dois jogos do qualifying, é o único do país vivo na chave de simples. Nesta quinta, ele superou o português Nuno Borges, 40º do mundo, por 6/1, 4/6 e 6/4.
No sábado, o número 3 do Brasil desafia o canadense Felix Auger- Aliassime, 27º do mundo, em confronto inédito na carreira.
Bia Haddad também estreia nesta quinta. Em torno das 13h, a número 1 do Brasil e 22ª do mundo mede forças com a tcheca Marie Bouzkova, 53ª. Todos os quatro jogos anteriores entre elas tiveram como vencedora a paulistana.
➡️ Premiação do Roma Open 2025: veja valores por fase
Próximo torneio de João Fonseca
A precoce derrota de Fonseca pode ter um "lado bom" afinal. Após uma sequência de derrotas, o brasileiro terá todo o mês de maio para se preparar para o segundo Grand Slam de sua carreira. Marcado pela forte eliminação de Rublev, o Australian Open foi o primeiro contato do jovem tenista com um dos quatro maiores torneios do tênis mundial. Assim, o próximo torneio do carioca de 18 anos será Roland Garros, que começa no dia 25 de maio.