O tênis brasileiro tem um novo marco histórico para celebrar nesta segunda-feira (3). Na mais recente atualização do ranking da ATP, que também marcou a volta do italiano Jannik Sinner ao posto de número 1 do mundo, o grande destaque para o Brasil foi o fenômeno João Fonseca.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Aos 19 anos, o carioca alcançou a 24ª posição mundial, o melhor ranking de sua jovem e meteórica carreira.
Com esta colocação, João Fonseca iguala a melhor marca já atingida por Thomaz Koch, um dos maiores nomes da história do tênis brasileiro, que também foi número 24 do mundo em dezembro de 1974.
A ascensão do brasileiro encerra uma temporada espetacular. O salto no ranking foi impulsionado por suas recentes campanhas na Europa, coroadas com o título inédito do ATP 500 da Basileia, na Suíça. O jovem, que começou o ano de 2025 fora do Top 100, também levantou o troféu do ATP 250 de Buenos Aires.
Com a nova posição, João Fonseca se consolida como o terceiro brasileiro com o melhor ranking na história do tênis masculino na Era Aberta (desde 1973), empatado com Koch.
A sua frente, agora, restam apenas dois nomes:
Gustavo "Guga" Kuerten (Nº 1 do mundo)
Thomaz Bellucci (Nº 21 do mundo)
João Fonseca e Thomaz Koch (Nº 24 do mundo)
Com a temporada de 2025 encerrada para o brasileiro, a expectativa se volta para 2026. A posição de número 24 garante a João Fonseca um lugar como cabeça de chave no Australian Open, em janeiro, evitando que ele enfrente os principais favoritos nas primeiras rodadas do Grand Slam.
➡️ Análise: João Fonseca chegou com tudo ao circuito em 2025