Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

História do Super Bowl: como surgiu, por que tem esse nome e tudo sobre a final da NFL

Kansas City Chiefs e San Fancisco 49ers se enfrentam na grande decisão da NFL

O Super Bowl LVIII será disputado em Las Vegas (Foto: Divulgação/NFL)
Escrito por Mauricio Luz, supervisionado por

O Super Bowl LVIII se aproxima, e Kansas City Chiefs e San Fancisco 49ers disputam o troféu Vince Lombardi no próximo domingo (11), em Las Vegas. Mais que uma partida, a final da NFL se tornou um espetáculo midiático. No ano passado, 113 milhões de pessoas assistiram ao duelo entre Chiefs e Eagles, audiência que faz da decisão do futebol americano o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás da final da Copa do Mundo e da Olimpíada. Mas afinal, como surgiu o Super Bowl e qual sua história?

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Para entender a história da grande final da liga, é necessário voltar no tempo. Criada em 1920, a National Football League demorou quase 40 anos para se firmar como a força que é, nos EUA. Em 1958, Baltimore Colts e New York Giants protagonizaram a decisão até hoje conhecida como "O Maior Jogo Já Jogado", sucesso em termos esportivos e de audiência.

A partir disso, o futebol americano profissional ganhou cada vez mais notoriedade, a ponto de a NFL ganhar uma concorrente. Em 1960, foi fundada a American Football League (AFL), com novos times e avanços importantíssimos ao esporte. Ameaçadas uma pela outra, as duas ligas chegaram a um acordo, intermediado pela televisão americana, e, a partir de 1967, os campeões de cada uma das Ligas passaram a decidir, em jogo único, quem é o melhor do país.

O evento nasceu para ser "o" espetáculo televisivo, e assim é tratado pelas tvs americanas desde então. Foi nele que a tv a cores foi definitivamente implantada nos EUA. É nele que são exibidas as peças publicitárias mais caras do mundo.

Inicialmente, a partida seria chamada de “The Big One”. Porém, o então presidente da AFL, Lamar Hunt, trouxe o nome "Super Bowl" à tona. A ideia veio de um brinquedo da época, mas a explicação da escolha vem do futebol americano universitário. As decisões e jogos festivos do "College" são, tradicionalmente, chamados de "bowls" (Rose Bowl, Sugar Bowl, entre outros). Desta forma, o "Super Bowl" remete ao maior de todos os eventos do futebol americano.

O Kansas City Chiefs é o atual campeão do Super Bowl (Foto: EZRA SHAW / AFP)

➡️ Estádio do Super Bowl é o segundo mais caro do mundo

Assim, ao final da temporada de 1966, Green Bay Packers e Kansas City Chiefs, campeões de NFL e AFL, respectivamente, se enfrentaram na grande decisão. A partida terminou com vitória de Green Bay por 35 a 10, fazendo da tradicional franquia do Wisconsin a vencedora do primeiro Super Bowl da história.

Em 1970, NFL e AFL se fundiram para criar nova NFL, no formato conhecido nos dias de hoje. A liga foi dividida em duas conferências, a National Football Conference (NFC) e a American Football Conference (AFC), cujos vencedores se enfrentam no Super Bowl. Este ano, o San Francisco 49ers representará a Conferência Nacional, enquanto o Kansas City Chiefs representa a Conferência Americana pelo segundo ano consecutivo.