a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Anna Carolina Ramos
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porCláudio Rabha
Dia 23/05/2025
09:54
Atualizado há 4 minutos
Compartilhar

Charles Leclerc foi o mais rápido no primeiro treino livre do GP de Mônaco, realizado nesta sexta-feira (23) no Circuito de Monaco. Último campeão em Monte Carlo, o piloto da Ferrari marcou 1m11s964 e superou Max Verstappen por 0s163. Lando Norris completou os três primeiros colocados da sessão.

Enquanto isso, Gabriel Bortoleto sofria para conseguir uma boa volta rápida em Mônaco. O brasileiro ficou atrás do companheiro Nico Hulkenberg durante todo o TL1.

➡️ Ayrton Senna já quebrou protocolo no GP de Mônaco; relembre episódio

Como foi o primeiro treino livre na Arábia Saudita?

Liberada a sessão, o primeiro carro a entrar na pista foi Liam Lawson, com sua Racing Bulls, que foi também o primeiro a marcar a volta rápida e assumir a liderança. Nos minutos iniciais, uma surpresa no topo da tabela: Nico Hulkenberg marcou um tempo bom para tomar a primeira colocação momentaneamente, superando Lewis Hamilton e Oscar Piastri.

Bandeira vermelha nos primeiros minutos

Cerca de 7 minutos depois do início, as bandeiras amarelas e verdes ficaram se alternando, até que a bandeira vermelha foi acionada. O motivo foram os destroços da asa dianteira de Charles Leclerc, que bateu atrás do carro de Lance Stroll. O piloto da Aston Martin estava mais lento e atrapalhando a volta rápida do monegasco na curva 7.

Com a volta a pista liberada, não demorou para os pilotos da McLaren garantirem um bom tempo rápido e assumir a liderança. Oscar Piastri subiu ao topo primeiro, mas logo foi superado por Lando Norris por mais de 0,2 segundos. Diferente dos Papaya - que usavam macios -, Max Verstappen marcou 1m13s897 com os compostos duros e foi para o terceiro lugar.

O líder do Mundial de Pilotos, então, reassumiu novamente a primeira colocação e voltou para segundo após novo tempo de Norris. Ao trocar a asa dianteira, Leclerc conseguiu se recolocar na disputa e marcou o terceiro melhor tempo da tabela, atrás apenas das McLaren.

Com um desempenho tímido na temporada, Hamilton conseguiu 1m13s410 para superar de médios o companheiro de Ferrari, que estava de macios. Apesar disso, não demorou para Leclerc voltar para frente do heptacampeão mundial. Minutos depois, a liderança fora assumida por Piastri, que perdeu a posição para Lewis e depois para Norris.

Problemas para Bortoleto

Gabriel Bortoleto, da Sauber, em ação no TL 1 do GP de Mônaco (Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)

Enquanto isso, Gabriel Bortoleto sofria para chegar próximo do top-10 do grid. O brasileiro conseguiu alcançar a 14ª colocação, mas foi perdendo posições pelos pilotos aos poucos. Preso em 18ª, o novato se envolveu em um incidente com Verstappen, em que o holandês se assustou com o piloto da Sauber que estava lento na pista.

Último campeão de Mônaco, Leclerc tomou a ponta cerca de 25 minutos para o fim ao marcar 1m11s964, com mais de 0,3 segundos para Norris. Carlos Sainz chegou a sair da pista e precisou de uma ré para retornar a pista, mas voltou bem e garantiu o terceiro melhor tempo do treino livre 1.

As McLaren foram para os boxes e colocaram os pneus médios. Assim, Piastri garantiu rapidamente uma volta rápida e alcançou a terceira colocação. Minutos depois, o australiano retornou para o pit após uma leve batida nos muros. Ainda líder, Leclerc anunciou que a asa voltou a dar problema e entrou na garagem.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Incidentes e liderança de Leclerc

As curvas apertadas são um problema para possíveis acidentes com pilotos fora de suas voltas rápidas, que andam mais lentamente. Como o incidente de Verstappen e Bortoleto, Hamilton quase foi refém de um grave acidente durante sua volta rápida.

De volta com os compostos macios, o veterano da Red Bull mostrou novamente uma boa atuação e chegou a segunda posição, com pouco mais de 0,2 segundos para o líder. O resto do primeiro tempo livre não contou com grandes mudanças no topo da tabela, apenas com Alex Albon chegando para o top-5, a frente do Piastri, na quarta colocação. Fora de pista, Leclerc não foi superado mais na primeira sessão de testes do GP de Mônaco.

Resultado

PosiçãoPilotoEquipe

1

Charles Leclerc

Ferrari

2

Max Verstappen

Red Bull

3

Lando Norris

McLaren

4

Alex Albon

Williams

5

Oscar Piastri

McLaren

6

George Russell

Mercedes

7

Carlos Sainz

Williams

8

Pierre Gasly

Alpine

9

Lewis Hamilton

Ferrari

10

Fernando Alonso

Aston Martin

11

Kimi Antonelli

Mercedes

12

Nico Hulkenberg

Sauber

13

Isack Hadjar

Racing Bulls

14

Yuki Tsunoda

Red Bull

15

Oliver Bearman

Hass

16

Esteban Ocon

Haas

17

Liam Lawson

Racing Bulls

18

Gabriel Bortoleto

Sauber

19

Franco Colapinto

Alpine

20

Lance Stroll

Aston Martin

Siga o Lance! no Google News