Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Giro da Itália: Almeida se dá bem em etapa com vitória da fuga

Na etapa 16 do Giro, português chega quase 13 minutos atrás dos vencedores, mas lidera o grupo de líderes e coloca mais dois segundos de frente para o vice-lider Keldermann

João Almeida segue com a Maglia Rosa (a camisa do líder) AFP
Escrito por

Um ciclista da fuga venceu a etapa 16 do Giro da Itália, Udine-San Daniele, de 229km, de montanha, a que marcou o início da última semana da segunda grande volta de 2020. E teve vitória da fuga. O pelotão que escapou na primeira das três subidas de San Daniele, abriu grande distância para o pelotão. Nos quilômetros finais, Jan Tratnik (esloveno da Emirates) e Ben O`Connor (australiano da NTT) travaram uma ótima briga, com direito a sprint final, com Tratnik vencendo com o tempo de 6h04min36s, com 7s de frente para o australiano. Foi a sua maior vitória na carreira.

Nenhum dos atletas da fuga que terminaram nos 15 primeiros lugares estava bem colocado na classificação geral. Tinham como foco vencer uma etapa. Assim, o pelotão dos líderes não forçou a barra, preferindo se resguardar para duas duras provas que ocorrerão a partir desta quarta-feira e que vão decidir o campeão. O líder João Almeida (português da Quick-Steps) chegou no grupo que cruzou a linha de chegada 13 minutos atrás dos vencedores. Nos metros finais, Almeida buscou um sprint e conseguiu chegar 3s à frente do vice-líder Wilco Keldermann (holandês da Sunweb) e abriu um pouco mais a sua diferença, agora em 17s. Os demais rivais pelo caneco estão na casa dos três e quatro minutos de déficit (veja a classificação abaixo).

A etapa 17 ocorre nesta quarta-feira e será uma das três duríssimas desta reta final, entre Bassano del Grappa e Madonna di Campiglio, de 209km com previsão de vitória da fuga, mas com possibilidade de algum dos ciclistas do Top10 ficar neste grupo para tentar diminuir a diferença para os dois primeiros colocados.

Gavíria, com Covid, abandona

A etapa desta terça-feira foi a primeira após o segundo dia de descanso do Giro e, como medida de segurança, todos os ciclistas foram testados para a Covid e apenas um atleta apresentou positivo: o colombiano Fernando Gavíria (Emirates). Com isso, ele teve de abandonar o giro. Gavíria não estava bem colocado, mas a curiosidade é que ele já havia testado positivo no Tour dos Emirados e tornou-se o primeiro ciclista de ponta a testar positivo duas vezes.

Classificação Geral

1 - João Almeida (Portugal/Quick-Steps) - 59h27m38s
2 - Wilco Kelderman (Holanda/Sunweb) + 17d
3 - Jai Hindley (Austrália/Sunweb) + 2m58s
4 - Geoghegan Hart Tao (GBR/Ineos) + 3m
5 - Pello Bilbao (Espanha/Bahrain) + 3m13s
6 - Rafal Majka (Polônia/Bora) + 3m21s
7 - Vicenzo Nibali (Itália/Trek) + 3m32s
8 - Domineco Pozzovivo (Itália/NTT) + 3m53s
9 - Patrick Konrad (Austria/Bora) + 4m12s
10 - Fausto Masnada (Itália/Quick-Steps) + 4m1es

Por pontos

Na classificação por pontos (velocistas), o francês Arnaud Demare, da equipe Ineos, manteve o primeiro lugar, com 221 pontos. Peter Sagan (eslovaco da Bora) segue em segundo, com 184 pontos. Como a prova desta terça-feira foi de montanha e bem complicada, os dois velocistas tinham o foco apenas em terminar a prova no tempo limite para evitar desclassificação.

1 - Arnaud Demare (França/Groupama FDJ) - 221 pontos
2 - Peter Sagan (Eslováquia/Bora) - 184
3 - João Almeida (Portugal/Quick-Steps) 90