Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gabriel Medina busca tricampeonato em Fiji

O campeão mundial briga por um bom resultado para subir no ranking mundial; Adriano de Souza persegue a camiseta amarela

Gabriel Medina é bicampeão (2014 e 2016) da etapa de Fiji Divulgação/WSL
Escrito por

Gabriel Medina ainda não deslanchou na temporada. Após um início positivo  - mesmo com a lesão no joelho - com o terceiro lugar em Gold Coast, o campeão mundial levou uma ducha de água fria e foi eliminado na primeira repescagem de Margaret River (25ª colocação). Bells Beach também não reservou boas ondas à Medina, que acabou no 13 lugar.

A quarta parada do Circuito Mundial, no Rio de Janeiro, parecia reservar um swell (ondulação) promissor ao surfista, que contou com o apoio da família, além da torcida brasileira. Porém, a surpresa da etapa, Yago Dora, entrou em seu caminho e encerrou a passagem do atleta de Maresias em Saquarema. Dora também foi o responsável pelas eliminações de John John Florence (HAV) e Mick Fanning (AUS) está confirmado na próxima parada do Tour, em Fiji.

Com menos pontos somados em relação a temporada anterior e com a décima posição no ranking mundial, Medina busca uma reação na temporada em Fiji, etapa que já lhe rendeu dois títulos e três finais. A quinta etapa da temporada se inicia ás 16h (horário de Brasília) deste sábado. Antes, será realizada a final feminina entre Courtney Conlogue (EUA) e Tatiana Weston-Webb (HAV) que, por falta de ondas, não ocorreu. 

Além de Gabriel, outro membro da Tempestade Brasileira está ansioso para o início da competição. Adriano de Souza, que é o vice-líder do ranking da Liga Mundial (WSL, em inglês), tem na prova a chance de assumir a liderança e se aproximar do bicampeonato mundial. Há apenas 500 pontos do atual número um, John John Florence (HAV), Mineirinho precisa terminar a etapa à frente do havaiano e não ser superado pelo sul-africano Jordy Smith e o australiano Owen Wright - que possuem a mesma pontuação do brasileiro.

Fiji ainda conta com o retorno de Ítalo Ferreira que, após uma lesão no tornozelo direito decorrente de treinos para a segunda parada do Tour, em Margaret River, retorna às competições. Ele será o primeiro brasileiro a cair na água e encara Kolohe Andino (EUA) e Joan Duru (FRA). Filipe Toledo, suspenso, e Caio Ibelli, lesionado, são desfalques na competição. Bino Lopes assume a vaga de Ibelli e Yago Dora foi convidado pela organização do evento.

A etapa e Fiji ocorre entre os dias quatro e 16 de junho (horário local) e será transmitida, ao vivo, pelo site da WSL. 

Confira as baterias da primeira fase:

1: Kolohe Andino (EUA) X Ítalo Ferreira (BRA) X Joan Duru (FRA)
2: Matt Wilkinson (AUS) X Jeremy Flores (FRA) X Ethan Ewing (AUS)
3: Owen Wright (AUS) X Ezekiel Lau (HAV) X Leonardo Fioravanti (ITA)
4: Adriano de Souza (BRA) X Kanoa Igarashi (EUA) X Bino Lopes (BRA)
5: Jordy Smith (AFS) X Jack Freestone (AUS) X Yago Dora (BRA)
6: John John Florence (HAV) X Josh Kerr (AUS) X Tevita Gukilau (FJI)
7: Joel Parkinson (AUS) X Frederico Morais (POR) X Jadson André (BRA)
8: Gabriel Medina (BRA) X Wiggolly Dantas (BRA) X Nat Young (EUA)
9: Julian Wilson (AUS) X Conner Coffin (EUA) X Stu Kennedy (AUS)
10: Sebastian Zietz (HAV) X Connor O´Leary (AUS) X Ian Gouveia (BRA)
11: Adrian Buchan (AUS) X Michel Bourez (TAH) X Miguel Pupo (BRA)
12: Kelly Slater (EUA) X Mick Fanning (AUS) X Bede Durbidge (AUS)