Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Franca encara Brooklyn Nets nos EUA em teste para a temporada

Equipe de Helinho Garcia será apenas a terceira do Brasil na história a encarar uma franquia da NBA nos Estados Unidos. Confronto acontece nesta sexta-feira, às 20h30

Franca já está nos Estados Unidos para enfrentar o Brooklyn Nets (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Sesi Franca se tornará nesta sexta-feira o terceiro time brasileiro na história a enfrentar uma franquia da NBA nos Estados Unidos. A equipe do técnico Helinho Garcia terá pela frente o Brooklyn Nets, às 20h30 (de Brasília), no Barclays Center, em partida válida pela pré-temporada 2019-2020 da liga americana e que servirá de teste para o NBB.

Até hoje, o Brasil foi representado em território norte-americano somente por Flamengo, em 2018 e 2014, e Bauru, em 2015. A equipe francana vem de bons resultados na última temporada: campeã da Liga Sul-Americana 2019, vice-campeã do NBB e da Copa Super 8 2018, e campeã do Paulista de 2018. 

– Nossa expectativa é enorme. Estamos muito orgulhosos pelo convite. Esta será uma oportunidade de ganhar mais experiência, algo que será muito importante para a sequência da temporada. Essa partida representa o ápice para nós: enfrentar o Brooklyn Nets nos Estados Unidos é a coroação de um belíssimo ano que tivemos – disse Luís Prior, presidente do Sesi Franca.

O Brooklyn Nets, que tem Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da liga (2014) como membro da comissão técnica, assinou com Kevin Durant e Kyrie Irving para a temporada 2019-2020. A equipe vem de boa campanha na temporada 2018-2019, tendo terminado a fase de classificação na sexta posição na Conferência Leste (42v40d), voltando a disputar os Playoffs após quatro anos sem avançar à pós-temporada.

Esta será a oitava vez que um time brasileiro enfrenta franquias americanas na pré-temporada da NBA. Em 2014, o Flamengo, que havia acabado de sagrar-se campeão da Copa Intercontinental (derrotou o Maccabi Tel Aviv), fez história numa excursão em que jogou contra Phoenix Suns, Memphis Grizzlies e Orlando Magic.

Em 2015, foi a vez do Bauru, campeão da Liga das Américas naquele ano, que mediu forças com Washington Wizards e New York Knicks. Naquele mesmo ano, como parte da programação do NBA Global Games (pré-temporada), o Flamengo recebeu o Orlando na Arena da Barra, no Rio de Janeiro e, no ano passado, o Rubro-Negro voltou a Flórida para reencontrar o Magic.

Há 20 anos, um time brasileiro enfrentava uma franquia americana pela primeira vez. Foi em 1999, quando o San Antonio Spurs, campeão da NBA naquela temporada, venceu o Vasco, então campeão da Liga Sul-Americana, na decisão do McDonald’s Open, em Milão (ITA). Helinho Garcia vestiu a camisa do Cruz-Maltino na ocasião.