Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Filipe Toledo cai em Saquarema, se irrita e pode sofrer punição da WSL

Brasileiro leva a pior na terceira rodada em Saquarema ao esbarrar no americano Kanoa Igarashi e protesta contra a arbitragem. País terá quatro surfistas na quarta rodada

Filipe Toledo está eliminado da etapa de Saquarema do Circuito Mundial (Foto: @WSL / Kelly Cestari)
Escrito por

Uma das maiores esperanças da torcida local, o brasileiro Filipe Toledo acabou eliminado neste sábado do Oi Rio Pro, a quarta etapa do Circuito Mundial de surfe (WCT), em Saquarema. Ele levou a pior em bateria contra o americano Kanoa Igarashi, que venceu por 11.73 a 8.57.

Ao fim da bateria, Toledo tentou invadir a área dos juízes para protestar contra uma interferência registrada contra ele (quando o surfista pega uma onda que era prioridade do adversário). Irritado, ele precisou ser contido por seguranças do palanque montado na Praia de Itaúna. O surfista deverá ser punido pela Liga Mundial de Surfe (WSL).

– Ele prejudicou a imagem do surfe tremendamente. Estava a imprensa presente, patrocinadores e o CEO do patrocinador oficial do campeonato que estava aqui fazendo um Tour nesta hora. Prejudicou a imagem do esporte como um todo, esse é um ponto. Gritou dentro da área profissional, invadiu área dos juízes, outra infração. Pode acontecer suspensão pro Filipe? Pode. O caso dele é bem sério, ele foi muito agressivo, antiprofissional, quebrou e infringiu várias regras do código disciplinar da WSL, é um caso bem sério o do Filipe - disse Renato Hickel, comissário da WSL.

O Brasil terá quatro surfistas na quarta fase. Na sexta-feira, Adriano de Souza, Wiggolly Dantas e Gabriel Medina venceram suas respectivas baterias e garantiram a classificação. Neste sábado, foi a vez de Yago Dora brilhar ao bater o ranking Jonh John Florence por 15.10 a 10.16.

Com a eliminação do havaiano, o sul-africano Jordy Smith e o australiano Owen Wright, que dividem a vice-liderança, podem tirar a lycra amarela de John John em Saquarema. Para ultrapassar o havaiano, precisam chegar nas semifinais da etapa brasileira.

Smith venceu o potiguar Jadson André numa batalha de notas na casa dos 7 pontos. O brasileiro surfou três ondas neste patamar, mas a melhor do sul-africano - 7.73 - decidiu a pequena vantagem no placar, encerrado em 14.90 a 14.27 pontos.

Já Caio Ibelli só conseguiu surfar uma onda boa e foi batido pelo experiente australiano Adrian Buchan, por 13.16 a 11.24.

Confira as baterias da quarta rodada

1. Adriano de Souza (BRA) x Wigolly Dantas (BRA) x Gabriel Medina (BRA)
2. Joel Parkinson (AUS) x Mick Fanning (AUS) x Yago Dora (BRA)
3. Jordy Smith (AFS) x Adrian Buchan (AUS) x Matt Wilkinson (AUS)
4. Kanoa Igarashi (EUA) x Julian Wilson (AUS) x Owen Wright (AUS)