Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

L! Espresso: O desafio do brasileiro campeão juvenil do US Open

Carente de um atleta de elite desde que Gustavo Kuerten se aposentou, o tênis do Brasil encontrou sua nova promessa?

Thiago Wild fez história com título no último domingo (Foto: Garrett Elwood/USTA)
Escrito por

No domingo, Thiago Wild tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o título da chave juvenil do US Open. Carente de um atleta de elite desde que Gustavo Kuerten se aposentou, o tênis do país encontrou sua nova promessa? Bem, é melhor ter calma. Um título de um dos torneios do Grand Slam não é pouca coisa, claro, mas também não garante absolutamente nada para o futuro do tenista. Como Wild, Tiago Fernandes também faturou um major na categoria. Levantou o troféu de Wimbledon em 2010. E onde está ele hoje? Em 2015, Orlando Luz chegou ao posto de número 1 juvenil. Thiago Wild tem pela frente a difícil transição do juvenil para o profissional - ele é hoje o 463° do ranking da ATP. Aos 18 anos, bateu na final do US Open o italiano Lorenzo Musetti, dois anos mais jovem. Tenistas com a mesma idade do brasileiro ou pouco mais velhos já estão brigando de perto com os principais atletas profissionais, como são os casos do grego Stefano Tsitsipas, 20 anos e 15° no ranking, do canadense Denis Shapovalov, 19 anos e 34°, e do australiano Alex de Minaur, 19 anos e 38°colocado. O título conquistado em Nova York não garante nada a Wild, tirando o fato de que agora estará no radar de torcedores comuns, que vão além do tênis. O próximo passo é o mais longo que precisa dar na carreira. E é neste passo que muitos juvenis tropeçam. O paranense, de jogo agressivo, mostra muita lucidez nas declarações. O que só vai ajudá-lo no momento desafiador que terá pela frente, a transição definitiva para virar profissional.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.