Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Eslovênia brilha no Tour de France; Pogacar vence etapa, Roglic é líder

Tadej Pogacar vence a etapa 9  do Tour de France e seu compatriota Primoz Roglic, ao chegar em segundo lugar, assume a liderança geral, sendo o novo camisa amarela

Pogacar (de branco  à esquerda)  bateu o também esloveno Primoz Roglic (amarelo)  e levou a etapa 10 (Divulgação)
Escrito por

O Esloveno Tadej Pogacar fechou com chave de ouro o primeiro fim de semana do Tour de France. No sábado, após entrar na etapa 8 com quase dois minutos de diferença para o líder, ele escapou numa fuga e, mesmo fora do pódio, chegou à frente do pelotão da camisa amarela. Assim, levou a desvantagem para 48s, assumindo um lugar no Top10 da classificação geral. Na etapa deste domingo - de montanha, entre Pau e Laruns, 153km - ele repetiu a estratégia, escapando na fuga, e foi ainda melhor: se posicionou no grupo de cinco ciclistas que dispararam para o sprint final. Num esforço incrível nos últimos 100m, saiu do quarto para o primeiro lugar, com meia roda de vantagem para o segundo colocado Primoz Roglic (da Jumbo Visma e também esloveno).  Assim, entra de vez na briga pelo título. Já Roglic roubou a liderança de Adam Yates.

A prova

A etapa foi excelente desde o início, com um show de ataques e fugas e uma disputa insana de tática entre as duas equipes que contam com os maiores favoritos ao título: a Ineos (do atual campeão, o colombiano Egan Bernal) e a Jumbo Visma (com o esloveno Primoz Roglic, que entrou na etapa em segundo lugar, a 3s do entáo líder Adam Yates). Ambas puxaram o pelotão principal em busca dos pontos intermediários (chegadas em montanha). Isso deu muito certo, pois Roglic e Bernal ganharam bônus e, com eles já conseguiram tirar Yates do topo e jogá-lo para o terceiro lugar ainda durante a etapa.

Restando 21km para o fim, veio o momento-chave. Com Yates não conseguindo chegar no pelotão dos líderes, os seus rivais forçaram ainda mais o ataque. Nessa hora, Pogacar liderou a última fuga e levou com ele Primoz Roglic, Egan Bernal, o espanhol Mikel Landa (Bahrain) e o suíço Marc Hirschi (Sunweb). Este quinteto abriu 10s do pelotão dos demais favoritos ao título (Uran, Quintana, Guillaume, Bardet e Porte). Nos metros finais, Pogacar arrancou para o sprint final, chegando no tempo de 3h55m17s, com Roglic na sua cola em segundo lugar meia roda atrás e Hirschi em terceiro. Bernal e Landa vieram a seguir, todos ganhando o mesmo tempo do líder. Já Uran, Quintana, Guillaume, Bardet e Porte chegaram 11s atrás.

Primoz, com os bônus de tempo que ganhou pelo segundo lugar (6s) e pelo bom posicionamento na subida (15s) assumiu a liderança geral, com 38h40s01. Bernal não ganhou bônus de tempo na chegada - apenas o vencedor (10s), o vice (6s) e o terceiro (2s) levam - mas a estratégia da Ineos durante a prova garantiu 21s de bônus e ele passou para o segundo lugar, 21s atrás do líder.

Guillaume Martin (francês da Cofidis) está em terceiro, 28s atrás. completam o Top 6 o francês Romain Bardet (AG2R, 30s atrás do lider) e os colombianos Nairo Quintana (Arkea) e Rigoberto Uran (EF), ambos com 32s de décicit para Roglic.

Tadej ganhou mais duas posições e pulou para sétimo, 44s atrás de seu compatriota Roglic. O lider Yates caiu para oitavo, 1m02s de déficit para o ponteiro.

Disputa pela camisa verde


Na briga pela camisa verde (por pontos, a disputa entre os velocistas) ninguém pontuou e asim o top3 não sofreu alterações. Perer Sagan (eslovaco da Bora) lidera com 138 pontos e busca o seu oitavo titulo por ponjtos do Tour. Sam Bennet (irlandês d Quick Step) está logo atrás co 131 pontos e Wout Van Aert (belga da Jumbo Visma) é o terceiro com 111.

Vale destacar que Sagan venceu sete das oito últimas edições e este ano que ele não venceu (2017), o eslovaco liderava até ser desclassificado por ter atrapalhado um rival numa chegada de etapa.

Etapa 10 será na terça-feira

Nesta segunda-feira, os ciclistas ganham um dia de folga e a etapa 10 ocorrerá apenas na terça-feira, entre Oleron e San Martin, de 168km. É uma das provas mais planas do tour, o que significa que todos deverão chegar no memo tempo do vencedor e não ocorrerá mudança na classificação geral (por tempo, camisa amarela). Já entre a turma da camisa verde, previsão de disputa insana entre Wout van Aert, Peter Sagan, Alexander Kristoff, Caleb Ewan, Sam Bennett, Elia Viviani. Tudo leva a crer que o final será imperdível, com o vencedor levando por centímetros e possibilidade de mudança na liderança.