Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Daniel Dias disputa Circuito Loterias Caixa visando Mundial de natação

Multimedalhista nadará quatro provas no CT Paralímpico, em São Paulo e embarca para os Estados Unidos na segunda-feira

Daniel Dias soma 24 pódios em edições paralímpicas (Foto: Cleber Mendes / Lancepress!)
Escrito por

O nadador Daniel Dias, maior medalhista brasileiro em Jogos Paralímpicos, com 24 pódios, inicia, neste sábado, em São Paulo, sua participação no Circuito Loterias Caixa. A competição faz parte da preparação do atleta para o principal campeonato do ano, o Mundial, na Cidade do México, em setembro. Daniel é um dos 212 nadadores inscritos para esta primeira etapa nacional do Circuito. Além da natação, o evento também oferece provas de atletismo e halterofilismo e será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

O paulista é favorito na classe S5 nas quatro provas em que disputará, e como já fez o índice para o Mundial em abril, acredita que poderá nadar com mais tranquilidade nesta etapa.

- Foi bom ter feito essa marca logo, assim posso focar aqui em melhorar técnica, e ir afinando o movimento dentro da água - explicou. No Circuito, Daniel seguirá o que planejou logo após os Jogos do Rio-2016, quando decidiu dedicar-se nos estilos livre e costas, diminuindo, assim, a maratona de provas que costuma encarar nas competições.

As provas também darão ao atleta o ritmo para enfrentar a etapa de Indianápolis (EUA) da World Series do Comitê Paralímpico Internacional. Na próxima segunda-feira (5), o nadador já embarca para os Estados Unidos com o objetivo de enfrentar o seu principal rival, o norte-americano Roy Perkins.

- É importante ganhar esse ritmo e também participar da World Series para competir contra o meu grande adversário, que é o Roy. Será o momento de avaliar o nível geral dos outros nadadores e o meu também - disse.

Halterofilismo estreou nesta sexta-feira


O Circuito Loterias Caixa começou nesta sexta-feira, com as disputas no halterofilismo. Na parte da manhã, os atletas mais leves da modalidade disputaram três provas: feminino leve (unificado até 41kg, até 45kg e até 50kg), feminino até 55kg e masculino até 49kg.

O destaque foi Rene Belcássia (Sadef/RN), que levantou 85kg na barra, conquistou a medalha de ouro e ainda estabeleceu novo recorde brasileiro da divisão até 55kg. A marca também assegurou a atleta no Mundial da modalidade, em setembro, na Cidade do México. Completaram o pódio Camila de Andrade (CDDU/MG), com 72kg, e Helaine da Silva, com 55kg.

No feminino leve, as medalhas foram decididas com a Tabela AH, que leva em consideração o peso do atleta em relação ao peso na barra. A campeã foi Lara Aparecida de Lima (CDDU/MG), com 60kg e 72,33 pontos na tabela AH, novo recorde brasileiro júnior; e a medalhista de prata foi Isabela Soares (APNH/SP), com 66kg e 70,73 pontos. No masculino até 49kg, o campeão foi Josenildo da Silva (Sadef/RN), com 117kg. A prata foi para Eduardo Soares (Adefa/AM), com 116kg, e o bronze, para Ailton da Silva (Sadef/RN), com 105kg.