a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porRodrigo Fajardo Mendes,
Dia 11/07/2025
10:21
Compartilhar

Além da vitória do Brasil, Julia Kudiess entra para a história da Liga das Nações de Vôlei (VNL) na manhã desta sexta-feira (11). A Seleção Brasileira feminina de vôlei derrotou a Polônia por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/21, 21/25, 25/22, em duelo válido pela terceira etapa do torneio. Com seis pontos de bloqueio, a central igualou o recorde da compatriota Carolana em 2022.

➡️ Seleção Brasileira feminina de vôlei domina e vence Polônia pela VNL

O último ponto foi também o último do Brasil na partida contra a Polônia. Após três sets disputados, o elenco brasileiro havia conseguido garantir a vantagem logo nos primeiros pontos na parcial final.

No entanto, uma reação das adversárias pareceu se formar ao encurtarem a desvantagem para apenas um ponto, por 23 a 22. O tempo técnico de Zé Roberto foi certeiro para levantar a Seleção Brasileira, que fechou com o monster block de Kudiess para fechar o jogo.

A rede do Brasil é um dos principais setores com mudanças em relação aos Jogos Olímpicos de 2024. Com as ausências de Thaísa, que anunciou a aposentadoria da seleção após Paris, e de Carol, que pediu dispensa da Seleção para a Liga das Nações, Diana é a única entre as 30 inscritas para a VNL que disputou as Olimpíadas.

Recorde de Carolana deve ser batido na VNL

Na temporada de 2022, foi a central Carolana quem dominou as redes do Brasil e de toda a Liga das Nações de Vôlei. A brasileira brilhou nas fases classificatórias e selou o novo recorde da competição com 50 pontos "apenas" de bloqueio. Além do fundamento de defesa, ela marcou 78 pontos de ataque - a 31ª maior pontuadora da edição.

Para seguir a "linhagem" de excelentes centrais brasileiras, Kudiess enfim conquistou sua oportunidade de mostrar todo o seu talento na Seleção Brasileira. Ela sofreu uma lesão no joelho direito durante jogo contra a Sérvia e não entrou mais em quadra na VNL de 2024. Na atual temporada, Julia garantiu os 50 pontos com uma partida a menos na competição, já que a equipe ainda entra em quadra contra o Japão no domingo (13).

Além da quantidade de jogos, o número de erros e eficiência é outra grande diferença entre as duas centrais. Enquanto Carol conta com 67 erros, Kudiess tem apenas 34 durante as 11 partidas disputadas pelo Brasil na VNL. A central do Minas também entrega muita excelência no quesito aproveitamento, com 12,8% de eficiência na temporada, contra -9,24% da compatriota em 2022.

Julia Kudiess no bloqueio em jogo entre Brasil e Polônia da VNL (Foto: Divulgação/Volleyball World)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Seleção de vôlei feminino se classifica para quartas de final da VNL

O Brasil assegurou a classificação antecipada para o mata-mata da Liga das Nações após vencer a Bulgária na terceira semana de jogos. Com três vice-campeonatos, a equipe nacional busca o título inédito da competição.

As quartas de final já têm data marcada! Entre os dias 23 e 24 de julho, o Brasil volta as quadras para enfrentar o adversário do chaveamento pré-definido. O primeiro enfrenta o último nas quartas de final, o segundo colocado enfrenta o sétimo e assim sucessivamente.

Siga o Lance! no Google News