Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com maior participação da história, Brasil disputa o Mundial de escalada

Delegação brasileira terá quatro homens e quatro mulheres em todas as categorias

Cesar Grosso é dono da melhor colocação já alcançada pelo Brasil em Copas do Mundo. Em 2009, ele ficou em 15º na etapa de Barcelona (Foto: Eddie Fowke/IFSC)<br>
Escrito por

Modalidade que estrará no programa olímpico nos Jogos de Tóquio-2020, a escalada reunirá os maiores astros do planeta no Campeonato Mundial, que que começa nesta quinta-feira e vai até o dia 16 de setembro, em Innsbruck (AUT). O Brasil terá sua maior na história do evento, com oito atletas. 

O atual campeão brasileiro de boulder, o gaúcho Pedro Nicoloso, estará acompanhado do mineiro Jean Ouriques, e dos paulistas Felipe Ho e Cesar Grosso. No feminino, o país terá a paulista e atual campeã brasileira de boulder, Thais Makino, a mineira Patrícia Antunes, a fluminense Luana Riscado e a paranaense Camila Macedo.

Os atletas brasileiros estão na Europa desde julho para disputar etapas da Copa do Mundo. O Mundial é a última competição da temporada para o time nacional e encerra o primeiro ciclo de preparação rumo à Olimpíada.

A eslovena Janja Garnbret e o tcheco Adam Ondra, campeões na última edição do Mundial, em 2016, são os grandes favoritos na categoria dificuldade. Caso isso aconteça, será o terceiro título seguido de Ondra, que igualará o lendário François Legrand, campeão em 1991, 1993 e 1995.

No Boulder, o campeão da Copa do Mundo, o esloveno Jernej Kruder, chega forte em Innsbruck, mas vai ter que disputar o primeiro lugar com o defensor do título, o japonês Tomoa Narasaki. No lado feminino, o domínio japonês é evidente. Akyo Noguchi e Miho Nonaka devem ser os grandes nomes buscando trazer o título inédito para o Japão.

Na velocidade, a russa Iulia Kaplina, que venceu a última etapa da Copa do Mundo em Arco, deve disputar o título com a francesa Anouck Jaubert, que em abril igualou o recorde mundial da russa. No lado masculino, o recordisda mundial, o iraniano Reza Alipourshenazandifar, vai ter pela frente o ucraniano Danyil Boldyrev, que detém o melhor tempo da temporada, com 5.58s.

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) ampliou a transmissão. Pela primeira vez, as fases qualificatórias serão exibidas ao vivo pelo canal da entidade no YouTube (www.youtube.com/user/ifscchannel). 

Outra novidade é que pela primeira vez uma emissora brasileira irá dar espaço para a escalada em sua programação. O SporTV3 transmitirá todas as finais.