Avatar
Lance!
Belo Horizonte (MG)
Dia 05/04/2023
16:15
Compartilhar

A etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike chega aos 20 anos, mantendo seu destaque e prestígio internacional. Ao todo, sete países estarão representados no evento entre os dias 14 e 16 de abril, no Grande Hotel Termas de Araxá. Além do Brasil, estão entre os inscritos mais de 40 ciclistas estrangeiros, vindos de Argentina, Chile, Colômbia, México e Guatemala, que participarão da edição mais especial do evento.

Serão três as provas para os atletas das super elites masculina e feminina nesta edição de 20 anos. Na tarde de sexta-feira (14), a abertura da etapa acontece com um Short Track (XCC). Já na manhã de sábado (15), será a vez de os ciclistas correrem o XCO (Cross Country Olímpico), que será repetido na tarde do domingo (16), no entanto com uma maior pontuação por ser uma prova Hors Class (HC). O total de pontos ofertados aos campeões será de 170, sendo somados 10 no Short Track, 60 no XCO de sábado e 100 no XCO de domingo.

Entre brasileiros, estão confirmados os principais representantes do País no evento. No feminino, vão em busca da vitória para o Brasil nomes como Raiza Goulão, Karen Olimpio, Isabella Lacerda, Hercília Najara, Letícia Cândido, entre outras. No masculino, Henrique Avancini, atual campeão das últimas nove edições da elite em Araxá, puxa a fila de representantes nacionais, ao lado de José Gabriel Marques, Luiz Cocuzzi, Nicolas Machado, Guilherme Muller, Ulan Galinski, Sherman Trezza, entre outros.

"Araxá se tornou uma cidade local para mim. É especial voltar todo ano para lá e ter tanta gente torcendo por mim. Acredito que o calor e o carinho do público de lá me dão sempre grande motivação. Me dá uma alegria muito grande e me sinto honrado de ser recebido lá com tanto carinho. O que eu tento fazer todos os anos lá é entregar o melhor que eu posso dentro das pistas e, desta forma, demonstrar todo esse carinho que as pessoas em Araxá tem por mim. Depois da minha cidade, Petrópolis, para mim Araxá é onde eu mais me sinto em casa", conta Avancini, que disputou todas as 19 edições do evento no município, entre as categorias juvenil e super elite.

Argentina é o país com o maior número de ciclistas confirmados do exterior. Ao todo, sete "hermanos" virão ao Brasil, para competir na super elite: Agustina Apaza, Inés Gutierrez, Pilar Adoue e Sofia Gonzalez entre as mulheres; Agustin Duran, Catriel Soto e Joel Fernando entre os homens.

-Espero ansiosa por essa etapa de 20 anos. Sou muito feliz de poder fazer parte mais uma vez do pelotão- comentou Agustina Apaza.

-Estou muito motivada, treinando forte para essa etapa que abre a CIMTB em 2023.O nível é sempre muito alto em Araxá e por isso o atleta tem que dar 110% para estar à altura da competição. Assim, posso resumir que estou muito feliz, muito motivada e contando os dias para estar mais uma vez na melhor competição da América Latina- completou Agu, como a experiente ciclista argentina é carinhosamente conhecida.

Chile e México estão no top 3 da lista com maior número de estrangeiros. Enquanto cinco atletas confirmados são chilenos - Martin Vidaurre, Cristóbal González, Sebastian Miranda, Pilar Corvalan e Raúl Aguilera -, quatro mexicanos estarão competindo em Araxá - Gerardo Ulloa, Antonio Ortiz, Luciano Esquivias e Cynthia Martin.


-Esperamos encontrar em Araxá uma pista muito fluída e bastante técnica. A ideia é desfrutar do período que estivermos lá, em busca de fazer o melhor e sair vencedor em minha prova- avaliou o mexicano Antonio Ortiz, ciclista da categoria júnior, que irá competir na prova que é válida pela UCI Junior Series.

Completando a lista de estrangeiros, três colombianos (Jhonnatan Botero, Yosiana Quinteor e Jeronimo Botero), três equatorianos (Andres Bravo, Juan Carlos Cordoba e Michela Molina) e um ciclista da Guatemala, que também irá competir na UCI Junior Series.

-Expectativas boas para a competição em Araxá, primeiro porque é um evento com bastante prestígio internacional. Ali temos a oportunidade de estar ao lado de corredores e treinadores de alto nível. Não à toa, dizem que a CIMTB é uma das melhores, senão a melhor organização que temos na América- comentou o equatoriano Andres Bravo.

Últimos dias para se inscrever

As inscrições para a histórica edição de 20 anos da etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) seguem abertas, encerrando-se na próxima segunda-feira, dia 10. Entre os dias 14 e 16 de abril, os melhores ciclistas do Brasil e do mundo estarão em ação nas trilhas nos arredores do Grande Hotel Termas de Araxá. Para garantir vaga em uma das mais de 50 disputas em três modalidades – Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Maratona (XCM) – os ciclistas devem acessar o site do evento www.cimtb.com.br e clicar no menu Inscrições.

Siga o Lance! no Google News