Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cesar Cielo busca a redenção na primeira seletiva para a Olimpíada

Após lesão no ombro esquerdo e um Mundial abaixo do esperado, campeão olímpico quer provar em competição que ainda é o cara a ser batido na natação

Cesar Cielo tenta voltar às melhores fases de sua carreira em seletiva à Rio-2016 (Foto: Thierry Zoccolan/AFP)
Escrito por

Um ouro em Pequim-2008 e um bronze em Londres-2012. Baseado apenas nesse retrospecto positivo, é difícil imaginar Cesar Cielo fora do pódio nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, pelo menos nos 50m livre,. Mas o desempenho na temporada de 2015, já começa a criar algumas dúvidas. Por isso, a partir desta quarta-feira, no Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e no Torneio Open, em Palhoça (SC), o nadador quer provar que os feitos do passado podem sim ser repetidos. Afinal, essa será a primeira seletiva para a Olimpíada na capital carioca.

É impossível negar que Cielo foi o principal atleta da natação do Brasil nas últimas temporadas. Mas também não dá para esconder que o desempenho dele neste ano, pelo menos por enquanto, ficou abaixo do esperado. Fora dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) para fazer uma melhor preparação para o Mundial de Kazan (RUS), ele não atingiu os resultados esperados. Na Rússia, ficou apenas na sexta colocação nos 50m borboleta (prova não-olímpica). Se não bastasse, teve de abdicar dos 50m livre por conta de uma lesão no ombro esquerdo. O problema já tinha aparecido antes mesmo da competição, mas ele decidiu viajar.

Assim, o brasileiro viu o francês Florent Manaudou ser campeão nas duas provas e mostrar estar bem preparado para os Jogos de 2016. Além disso, o compatriota Bruno Fratus desencantou ao ficar com o bronze nos 50m livre.

Recuperado da lesão e agora pai (seu filho Thomas nasceu no fim de setembro), Cielo está cada vez mais focado em retomar os bons resultados. Após o Mundial, o foco foi em tratar o ombro e treinar. Entrevistas? Nem com muita insistência.

Para os Jogos Olímpicos do próximo ano, ele foca os 50m livre e o revezamento 4x100m livre. Essas duas provas, além dos 4x50m livre e dos 100m livre, serão disputadas por ele na primeira seletiva olímpica. Enquanto os 50m borboleta será deixado de lado nesse momento, restava a dúvida na participação no revezamento 4x100m medley.

– Os 50m livre, com certeza, é o meu foco principal, assim como o revezamento – afirmou o nadador do Minas Tênis Clube, que desde fevereiro treina com Arilson Silva.