Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão olímpico, Thiago Braz é demitido pelo Clube Pinheiros

Atleta do salto com vara, ouro no Rio, em 2016, é dispensado. Maior instituição poliesportiva do Brasil decide reduzir investimento no esporte olímpico devido à pandemia

Thiago Braz conquistou o ouro no salto com vara, nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016 (Foto: Fernando dos Reis/CBAt)
Escrito por

Desde a chegada da pandemia global do novo coronavírus, uma das preocupações do mundo do esporte é a questão econômica. Com o período de inatividade, os clubes encontram dificuldade de gerar receita. Diante disso, o Pinheiros, decidiu reduzir o investimento no esporte olímpico no período e demitiu o atleta Thiago Braz, ouro no salto com vara, nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, com a marca de 5m55.

Segundo o site 'uol', a maior instituição poliesportiva do Brasil, decidiu não esperar a Olimpíada de Tóquio, adiada para 2021, e rescindiu o contrato de Thiago Braz de forma unilateral, com oito meses de antecedência. O atleta já garantiu sua vaga no maior evento esportivo do mundo e receberá salário até o fim deste mês. 

Ainda de acordo com o site, o Pinheiro convive atualmente com a disputa entre dois grupos com visões antagônicas. Um deles defende a continuidade do investimento nos esportes olímpicos, que consagrou a equipe paulistana, e o outro acredita que os gastos são desnecessários.

Com o adiamento dos Jogos de Tóquio, a instituição deveria estender contratos por mais oito meses, porém com um momento de uma provável recessão econômica no Brasil, a decisão foi não esperar 2021.

Além disso, o clube comunicou que irá arcar com a multa rescisória de Thiago, que é 50% dos valores até dezembro. Atualmente, o atleta era um dos maiores salários do atletismo da equipe paulistana, mas vem de duas temporadas ruins em 2017 e 2018 e não conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de 2019, em Lima, no Peru. 

A tendência é que outros nomes da instituição sejam dispensados até o final do ano. Os principais nomes do Pinheiros são Rafael Silva, Fernando Saraiva, Marcelo Chierighini, João Luiz Gomes Jr, Nathalie Moellhausen e Arthur Nory.

Até o momento, foi anunciado o corte de 25% nos vencimentos, inclusive de funcionários do clube, em virtude da pandemia. No basquete masculino, o time profissional já foi comunicado que não terá os contratos renovados e deve ser demitido até o fim do mês, antes do fim da NBB.

Confira na íntegra o comunicado oficial do Pinheiros

"Comunicamos a rescisão do contrato do atleta Thiago Braz nesta semana. O esportista que mora na Itália é um parceiro consolidado do Pinheiros.

O Esporte Clube Pinheiros (ECP) irá pagar a remuneração integral deste mês de Abril para o atleta e também a multa pela rescisão do contrato que se encerraria em Dezembro de 2020. Importante frisar que a rescisão poderia ser feita em qualquer período pelo clube e estamos arcando com todos os custos.

Thiago Braz é um excelente profissional e admirado por todos os Pinherenses. As competências dele são notáveis e nós do Pinheiros temos ciência disso. Esperamos retomar em breve a parceria com esse importante atleta."