Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Calderano e Tsuboi conquistam o ouro nas duplas no Aberto da Suécia

Com grande atuação, dupla bateu franceses Antoine Hachard e Stephane Ouaiche na final<br>

Calderano e Tsuboi conquistaram medalha de ouro no torneio de duplas no Aberto da Suécia (Foto: Divulgação/ITTF)
Escrito por

Os brasileiros Hugo Calderano (31º colocado no ranking mundial) e Gustavo Tsuboi (79º) escreveram mais uma vez os seus nomes na história do tênis de mesa nacional. Neste domingo, a parceria conquistou a medalha de ouro no torneio de duplas no Aberto da Suécia - etapa Major do Circuito Mundial (segundo mais importante), feito inédito na modalidade do país.

O melhor resultado, até então, havia sido uma prata faturada por Hugo e Gustavo no torneio de duplas no Aberto do Qatar, em 2015.

Com o resultado, Calderano e Tsuboi asseguraram vaga no Super Finals, que acontecerá em Doha, no Quatar. Essa será a primeira vez que os brasileiros vão jogar adulto. Hugo já havia jogado na categoria Sub-21.

Na grande decisão, os brasileiros bateram os franceses Antoine Hachard (105º) e Stephane Ouaiche (64º) por 3 sets a 0 (12-10, 12-10 e 11-7). No começo da partida, Calderano e Tsuboi demoraram a entrar na partida e chegaram a estar perdendo por uma larga vantagem, porém, a dupla reagiu, virou o set e fechou em 12 a 10.

No segundo set, o confronto foi acirrado do começo ao fim. A vantagem no marcador se intercalou até o 10 a 10 estar no placar. Os brasileiros, então, conseguiram abrir a vantagem necessária de dois pontos e concluíram o segundo game com um 12 a 10.

O último e decisivo set foi menos parelho que os dois primeiros. Hugo e Gustavo estavam mais confiantes que os franceses e, por isso, dominaram desde o início. Com tranquilidade, os brasileiros fecharam em 11 a 7 e garantiram a medalha inédita para o Brasil.

O caminho dos atletas até a grande final foi recheado de jogos complicados. Nas oitavas de final, eles venceram os coreanos Eonrae Cho (107º) e Donghyun Kim (83º) por 3 a 2. Depois, com o mesmo placar, os brasileiros bateram os japoneses Masataka Morizono e Yuya Oshima (45º). Já nas semifinais, a dupla também aplicou um 3 a 0, dessa vez, contra Patrick Franziska (52º), da Alemanha, e Jonathan Groth (33º).

Dentro de duas semanas, esse foi o segundo grande feito de Hugo Calderano. Na última semana, o brasileiro conquistou a medalha de prata no Aberto da Áustria, também etapa Major. Com isso, ele se tornou o primeiro do Brasil a chegar a uma final de um campeonato do segundo escalão do Circuito Mundial.