O brasileiro Hugo Calderano começou sua campanha no China Smash com uma vitória de virada. Na manhã deste domingo (28), o número 3 do mundo perdeu o primeiro set, mas se recuperou e confirmou o favoritismo para vencer o jovem japonês Hiroto Shinozuka, 28º do ranking, por 3 sets a 1.
O torneio, um dos mais importantes do circuito, acontece em Pequim e conta com a presença de todos os 50 melhores mesa-tenistas do mundo.
➡️Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
O início lento e a virada de Hugo Calderano
Calderano começou a partida sendo superado pelo japonês no primeiro set, perdendo por 11 a 6. A partir da segunda parcial, no entanto, o brasileiro "entrou no jogo" e impôs seu ritmo. Ele devolveu o placar de 11 a 6 e, no terceiro set, venceu com ainda mais autoridade, por 11 a 5.
O quarto e último set foi o mais equilibrado, disputado ponto a ponto, mas Hugo Calderano usou sua experiência para fechar em 11 a 8 e garantir a classificação para a segunda rodada. — Ele (Shinozuka) é um jogador forte, precisei de um tempo para encontrar o meu ritmo. Foi importante me manter bem mentalmente, o primeiro set foi muito duro. Então, acho que fiz um bom trabalho e estou muito satisfeito com a forma como joguei nos outros sets — disse Calderano.
Próximo desafio será contra amigo e ex-parceiro de treinos
O adversário de Hugo Calderano na segunda rodada do China Smash já está definido, e o confronto promete ser especial. O brasileiro enfrentará o francês Simon Gauzy, atual número 18 do mundo. Além da alta qualidade técnica do duelo, a partida marca o reencontro de dois amigos que já treinaram muito juntos no circuito mundial de tênis de mesa.
— Nós somos grandes amigos e treinamos juntos por muitos anos. Vai ser divertido jogar mais uma vez contra ele, não vejo a hora de nos encontrarmos na mesa — projetou o brasileiro.
No feminino, Bruna Takahashi também estreia com vitória
O domingo foi de 100% de aproveitamento para o Brasil. Pelo torneio feminino, Bruna Takahashi também estreou com uma vitória convincente. A brasileira superou a experiente Fu Yu, de Portugal, por 3 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/7 e 11/6, e também garantiu sua vaga na segunda rodada.