Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Calderano perde para número 2 do mundo e fica com a prata no Aberto do Qatar

Mesa-tenista brasileiro marca o melhor resultado do país no esporte, conquista sua segunda medalha no Circuito Mundial em 2018 e entrará no Top-10 do ranking

Hugo Calderano conquistou sua segunda medalha em 2018 (Foto: Divulgação/ITTF)
Escrito por

Não deu para Hugo Calderano. O mesa-tenista chegou na final do Aberto do Qatar de tênis de mesa, mas perdeu para o chinês Fan Zhendong, número 2 do mundo, por 4 sets a 0, com parciais de 13/11, 12/10, 11/7 e 11/7. Apesar da derrota, o brasileiro pode se orgulhar: este foi o melhor resultado do país na história do esporte.

A medalha de prata tem sabor de ouro, pois Calderano desbancou favoritos para chegar na decisão. Durante a campanha, enfrentou e venceu nomes como Timo Boll, número 1 do ranking, Lin Gaoyuan, número 4, e Tomokazu Harimoto, atual 12 do mundo. Com o vice-campeonato, o brasileiro estará entre os 10 melhores do mundo no próximo ranking, que será divulgado em abril.

Esta foi a segunda medalha conquistada pelo brasileiro em duas etapas do Circuito Mundial em 2018. A primeira foi um bronze, no Aberto da Hungria. Na ocasião, Calderano também foi derrotado por Fan Zhendong, adversário desta final. O chinês assumirá a liderança do ranking.

O JOGO

Calderano se impôs e teve um belo início. Mais agressivo, abriu 8 a 2 no placar ditava o ritmo da partida. No entanto, Fan conseguiu a reação, tirou a diferença e retomou o domínio. O brasileiro ainda desperdiçou um set-point antes do chinês vencer o primeiro set por 13 a 11.

No segundo set, Calderno manteve seu estilo de jogo agressivo, mas não conseguiu abrir vantagem como na primeira parcial. Fan usou de estratégia defensiva para novamente reagir e retomar as ações da partida. Foi questão de tempo para o chinês vencer o segundo set por 12 a 10. 

Então, Fan passou a administrar a partida. Com o título na mão, o chinês não teve trabalho para vencer o terceiro e quarto set com as mesmas parciais: 11 a 7. Calderano tentou mudar seu estilo nos sets finais, mas não obteve sucesso diante do ritmo imposto pelo chinês.