Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasília, Vitória e Paulistano vencem e seguem no G-4

Cinco partidas agitaram o primeiro sábado de 2017 e promoveram o famoso sobe e desce na tabela de classificação

O último sábado contou com cinco partidas do NBB (Foto: Divulgação)
Escrito por

O primeiro sábado do NBB em 2017 foi de arrepiar. Tiveram clássicos, vitórias emocionantes e o famoso sobe e desce na tabela de classificação. Depois dos cinco jogos no último 07 de janeiro, UniCEUB/BRBCARD/Brasília, Universo/Vitória e Paulistano/Corpore se firmaram no G-4 junto do líder Flamengo.

Vice-líder, Brasília segue caça ao Flamengo

Vice-líder da competição, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília iniciou o ano com o pé direito. No último sábado, o tricampeão da competição recebeu o Minas Tênis Clube, no Ginásio da ASCEB, e, em uma atuação dominante, comandou o confronto a partir do segundo quarto e garantiu sua nona vitória na competição, por 92 a 79, se mantendo na cola do líder Flamengo.

Sempre ditando o ritmo do ataque candango, Fúlvio, mais uma vez, foi um dos grandes destaques do confronto. Além dos 14 pontos anotados, o armador do Brasília pegou três rebotes, recuperou três bolas e manteve as armas ofensivas de seu time sempre munidas, com seis assistências distribuídas.

O Brasília também contou com boas atuações do ala Pilar, que terminou como cestinha da partida, com 17 pontos, e o pivô Lucas Mariano, com 15 pontos anotados e quatro rebotes conquistados.

Na estreia do técnico Luiz Fernando Leão, o Minas fez tudo o que podia, mas não conseguiu chegar à vitória. Destaque para a atuação de Maynard, autor de 13 pontos e seis rebotes; Mosso, que também anotou 13 tentos; e Scott Rodgers, dono de 11 pontos, quatro sobras e cinco assistências.

Vitória ganha clássico do Nordeste pela 1ª vez e segue em 3º

O clássico nordestino é do Universo/Vitória pela primeira vez na história. Na noite do último sábado, o rubro-negro baiano conquistou um resultado marcante ao superar o rival regional Solar Cearense, em pleno Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 82 a 77, e conquistar o inédito triunfo no dérbi dos únicos representantes do Nordeste no NBB.

Para sair de quadra como triunfo no dérbi, o Vitória contou com expressivas atuações do norte-americano Kenny Dawkins, responsável por 21 pontos, sendo nove deles no último quarto, seis assistências e cinco rebotes, e do ala Arthur Belchor, que registrou 18 pontos, além de cinco assistências e quatro rebotes.

Em Sorocaba, Paulistano vence e retorna ao G-4

O Paulistano/Corpore está de volta ao G-4. Depois de abrir 2017 perdendo para o Vasco da Gama, a equipe da capital paulista teve seis atletas anotando dígitos duplos na pontuação e se reabilitou no torneio ao bater a LSB/Uniso, em Sorocaba (SP), pelo placar de 92 a 71, o que o levou diretamente à quarta colocação do maior campeonato do país.

Com 16 pontos vindo do banco, Lucas Dias, enfim, desencantou e foi o cestinha da partida, cravando seu recorde pessoal. Já o garoto Yago Matheus, de 17 anos, fez 13 pontos e estabeleceu sua maior marca no NBB. Além disso, deu quatro assistências, pegou quatro rebotes e somou 13 de eficiência, todos recordes.

Outros quatro atletas somaram dez pontos ou mais pelo Paulistano. Com 14, sendo 11 deles no terceiro quarto, o ala Eddy foi um dos que se sobressaiu, assim como o ala/pivô argentino Daniel Hure, que saiu do banco e fez 12 pontos, além do armador Arthur Pecos e o pivô Guilherme Hubner, ex-LSB, ambos com dez pontos.

Bauru vence Franca com tranquilidade

A tarde do último sábado foi de alegria pura para o Gocil/Bauru Basket. Atuando em casa, no Ginásio Panela de Pressão, os atuais vice-campeões contaram com grandes atuações de Alex, Jefferson e Hettsheimeir e venceram o clássico do interior paulista contra o Franca Basquete, com tranquilidade, pelo placar de 89 a 69.

Foram quase dois meses longe das quadras, mas isso não foi problema para Alex Garcia retornar em grande estilo. Completamente recuperado da lesão no dorso do pé direito, o Brabo teve ótima atuação e registrou um duplo-duplo de 13 pontos e 12 assistências, fundamental para a larga vitória bauruense.

Bauru chegou ao sétimo triunfo em 12 partidas disputadas (58,3% de aproveitamento) e agora divide a quarta colocação com Campo Mourão e o E. C. Pinheiros. Por sua vez, Franca conheceu sua sexta derrota também em 12 jogos (50% de aproveitamento) e caiu para a décima posição.

No Ginásio Vasco da Gama, Caxias vence xará

Depois de três derrotas consecutivas, o torcedor do Banrisul/Caxias do Sul pode voltar a comemorar. O time gaúcho recebeu o Vasco, no Ginásio Vasco da Gama, e provou para o time carioca de quem é a casa. Em duelo muito equilibrado, os comandados de Rodrigo Barbosa foram superior no segundo tempo e bateram o cruzmaltino, por 78 a 73, encerrando seu jejum de vitórias.

Após vencer sua primeira partida no NBB CAIXA 16/17, diante do Macaé Basquete, o Caxias foi derrotado em seus últimos três jogos, contra Paulistano/Corpore, LSB/Uniso e Flamengo. Para alegria de seu torcedor, o jejum acabou com a vitória gaúcha em cima dos vascaínos. Mesmo com o bom resultado, a equipe não saiu da última colocação da competição.