Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiros são apontados como favoritos no Norte-Americano da classe Optimist de vela no México

Evento para categoria infanto-juvenil de até 15 anos ocorre na costa mexicana até sábado<br>

Brasileiros apontados como favoritos no Norte-Americano de Optimist no México (Foto: Divulgação)
Escrito por

A jovem equipe brasileira de Optimist participa nesta semana do Campeonato Norte-Americano da categoria, que é realizado em Nuevo Vallarta, no México, evento que reúne velejadores de 14 países. A delegação nacional com atletas de até 15 anos conta com seis meninas e nove meninos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Um dos destaques é a atual campeã brasileira, Melissa Paradeda, filha do multicampeão de vela, Alexandre Paradeda. Outro nome do feminino que merece atenção na raia mexicana é de Valentina Guimarães, campeã brasileira infantil de 2021.

O evento atenderá todas as medidas de segurança na costa oeste mexicana. No último Campeonato Norte Americano, realizado em 2019, nas Bahamas, o Brasil foi o grande vencedor com o velejador Gustavo Campos no topo mais alto do pódio.

- A equipe Brasileira de 2021 está indo muito bem preparada, reflexo dos investimentos no desenvolvimento dos clubes, CBVela e Optibra, mas principalmente das famílias. Hoje o nível técnico do Optimist no Brasil está entre os melhores do mundo. Os técnicos do Brasil são outro exemplo do avanço da classe. A Optibra ainda está trabalhando e projetos para ter um técnico nacional, que fortalecerá uma estratégia nacional - disse Marcus Amaral, secretário nacional da Optimist Brasil.

- Ainda em relação ao Norte Americano, temos grande expectativa de vitória no feminino com as velejadoras Melissa Paradeda e Gabriela Berlinsky. No masculino, Miguel Andrade e Zion Brandão tem boas chances nas suas faixas etárias.

A delegação brasileira de Optimist segue com agenda cheia nos próximos meses. De 20 a 27 de junho, os garotos e garotas correm o Campeonato Europeu, em Cadiz, na Espanha. Esse é o segundo evento mais importante da classe Optimist no calendário mundial. O Brasil estará representado por quatro. Do dia 20 de junho a 10 de julho será a vez do Campeonato Mundial, em Garda, na Itália.

Os integrantes da equipe são Lucas Freitas (atual bicampeão brasileiro), Alex Kuhl (duas vezes vice-campeão brasileiro), Eduardo Zeitone e Luiz Felipe Giagio (campeões brasileiros por equipe).

- Destaque na equipe verde-amarela também para Douglas Said, um garoto de origem humilde vindo de uma comunidade carente de Ilhabela, que começou a velejar em um projeto social e teve sua vida transformada pela vela. Esses são os cinco atletas da equipe Brasileira neste certame - completou Marcus Amaral.