Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiras fazem boa estreia no ISA World Surfing Games

Suelen e Jacqueline Silva garantem vaga na segunda fase da primeira competição de surfe com a chancela do Comitê Olímpico Internacional

Brasileiras avançam em competição olímpica (Foto: Divulgação/CBSurf)
Escrito por

O Brasil começou bem no World Surging Games - torneio organizado pela Associação Internacional de Surfe (ISA, em inglês) -  a primeira competição oficial de surfe chancelada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) desde que a modalidade entrou no programa dos Jogos de Tóquio-2020. Em um mar muito mexido por causa do vento em Biarritz, na França, e com a água fria, a ubatubense Suelen Naraísa e a catarinense Jacqueline Silva garantiram vagas na segunda fase. As disputas no masculino começam apenas dia 23.

Primeira brasileira a competir, Suelen usou sua experiência para encontrar o melhor posicionamento e venceu a terceira bateria do dia com e 10,1 pontos, garantindo um lugar na segunda fase. A japonesa Nao Omura ficou com a segunda vaga da bateria com 8,16.

- Fiquei muito feliz pela estreia. O mar estava bem difícil, mexido. Além de buscar um bom posicionamento, precisa contar com a sorte. Achei duas ondas e consegui passar. Agora é pensar na próxima bateria - disse a brasileira.

Jacqueline, por sua vez, encontrou o mar já menos mexido e avançou em segundo lugar em sua bateria, ficando atrás da japonesa Minami Nonaka. Invertendo as posições dos países em relação à bateria da Suelen, Jaque marcou 11,27 pontos, contra 12,17 de Nonaka.

- A bateria foi um pouco difícil porque a maré mudou muito, mas deu para pegar duas ondas boas e avancei. Isso é o que importa - afirmou Jacque

Diretora técnica da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Andrea Lopes está atenta aos detalhes para ajudar as brasileiras na água:

- Ficamos de olho na bateria seguinte, pois tinha uma francesa local e queríamos ver o comportamento dela nestas condições de mudança de maré - revelou Andrea.

Na parte da manhã, foi realizada a Cerimônia de Abertura da competição, com o tradicional desfile das delegações, que foi assistido pelo Ministro dos Esportes, Leonado Picciani. O ministério apoia a participação da equipe brasileira por meio de convênio e garantiu que estará ao lado da CBSurf na caminhada rumo à Tóquio-2020.