Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil tem estreia de fogo na segunda fase das Eliminatórias do basquete

Em Montreal, brazucas, na luta por vaga para o Mundial e Tóquio-2020, pegam o Canadá

Leandrinho é uma das atrações do Brasil (Foto: Divulgação/CBB)
Escrito por

A Seleção Brasileira masculina de basquete inicia nesta quinta-feira, às 20h15 (de Brasília), em Montreal, contra o anfitrião Canadá, a disputa da segunda fase de classificação para o Mundial e que também define os representantes das Américas nos Jogos de Tóquio. O duelo terá transmissão da SporTV2.

Entenda a fórmula
Esta segunda fase distribui sete vagas para o Mundial e os Jogos Olímpicos. A situação é a seguinte: o Brasil integra o Grupo F ao lado de Canadá, República Dominicana, Ilhas Virgens, Venezuela e Chile. O Grupo E conta com EUA, Argentina, Porto Rico, México, Uruguai e Panamá. Os três primeiros de cada grupo e o quarto colocado de melhor campanha avançam para o Mundial e se qualificam para Tóquio. Quem sobrar está fora das duas competições.

Brasil é o 2º
Detalhe importante: o Brasil carrega os resultados contra Chile e Venezuela na primeira fase (derrota para venezuelanos e vitória sobre os chilenos) e não enfrentam estes rivais.

Os jogos
Nesta primeira etapa, no Canadá, o Brasil joga hoje contra os anfitriões e, no domingo, contra as Ilhas Virgens. Nos dias 30/11 e 3/12, os jogos contra República Dominicana e Canadá serão no Brasil; a terceira etapa será em 21 e 24/2/2019, nas Ilhas Virgens, contra dominicanos e os anfitriões.

Favoritismo
O Canadá, com cinco jogadores que atuam na NBA é a maior força deste grupo. O Brasil corre por fora.

Como está o Brasil
A Seleção é treinada pelo croata Aleksandar Petrovic, que aposta em veteranos conhecidos (como Huertas, Leandrinho, Varejão) e no pivô Augusto Lima (do Cedevita/ITA) como o número 5.

– Petrovic pediu principalmente para que eu coloque em prática a marcação forte e que dê energia para o time. Sabemos da qualidade do Canadá, que terá vários jogadores da NBA, mas o jogo é ganho dentro de quadra – disse Lima.