Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil fatura ouro no 4x100m masculino e Lanza fica com a prata no Pan-Pacífico de Tóquio

Ouro brasileiro foi cercado de polêmicas após eliminação dos Estados Unidos por alteração na ordem dos atletas. Vinicius Lanza garantiu o bronze n<span style="font-family: opensans_semibold; font-size: 18px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;">a final dos 100m borboleta</span>

Brasil conquistou duas medalhas no terceiro dia de disputa do Pan-Pacífico 2018 (Foto: Reprodução Sportv)
Escrito por

O Brasil faturou duas medalhas no terceiro dia de disputa do Pan-Pacífico 2018, realizado em Tóquio, no Japão. Os prêmios foram conquistados no revezamento 4x100 metros livre, que teve o conjunto formado por Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Marco Antonio Ferreira Junior e Pedro Spajari com o ouro, após desclassificação dos Estados Unidos, e Vinícius Lanza com o bronze ao vencer os 100 metros borboleta.

A disputa pelo ouro foi cercada de polêmicas. Isso porque, na final do revezamento 4x100 metros livre masculino, a equipe norte-americana, que havia encerrado a prova em primeiro lugar, trocou a ordem dos nadadores no anúncio, por conta disso, os brasileiros solicitaram a desclassificação dos EUA. A reclamação foi atendida pela organização japonesa, que eliminou os norte-americanos. A decisão deu origem ao certame, já que a troca realizada pelos EUA é permitida pela FINA (Federação Internacional de Natação), mas não foi validada pelos árbitros.

Antes da decisão, o time brasileiro havia ficado atrás apenas dos Estados Unidos no revezamento. Representado por Caeleb Dressel, Zach Apple, Blake Pieroni e Nathan Adrian, o conjunto norte-americano encerrou a prova com 3min11s67, tempo recorde na disputa. Pelo Brasil, Spajari finalizou a prova com 3min12s2, enquanto a equipe australiana fechou com 3min12s00.

O norte-americano Dressel, que abriu o revezamento para o seu país, também foi campeão na disputa dos 100m borboleta ao concluir a prova com o tempo de 50s75, passando a frente do parceiro John Conger, que finalizou com 51s32. Vinícius Lanza fechou o pódio com o bronze e a marca de 51s44.

- A união é determinante para que este revezamento esteja sempre brigando por medalhas. Nós somos muito unidos. Mostramos em Budapeste que estamos entre os melhores e não vamos sair. Vamos com tudo visando os Jogos Olímpicos - disse Marcelo Chierighini.

No revezamento 4x100 metros livre feminino, a Austrália saiu na frente com a medalha de ouro e o tempo de 3min31s58, seguida pelos Estados Unidos, que fez 3min33s45 e levou a prata. O Canadá ficou em terceiro, com o tempo de 3min34s07.

Nos 400 metros livre, a norte-americana Katie Ledecky mostrou sua maestria na água mais uma vez ao concluir a prova com 3min58s50, passando à frente da australiana Ariarne Titmus, que finalizou com 3min59s66. A também estadunidense Leah Smith veio na sequência, com 4min04s23.

Outros brasileiros também participaram do terceiro dia de provas: Leonardo Santos ficou em sétimo lugar nos 200 metros medley (1m58s83); Brandonn Almeida terminou a final B dos 200 metros na quarta colocação (2m01s34); Leonardo de Deus ficou em sexto na final B dos 100 metros borboleta (53s19); Fernando Scheffer concluiu os 400 metros livre também em sexto (3m50s55) e Iago Moussalem encerrou a lista, com a sétima colocação nos 100 metros borboleta.

Neste domingo, acontecem as eliminatórias às 22h (horário de Brasília) e as finais serão realizadas a partir das 5h30. Participam da competição: Argentina, Austrália, Bahamas, Canadá, China, Ilhas Cook, Colômbia, Equador, Guam, Ilhas Marianas, Japão, Nova Zelândia, Oman, Palau, Peru, Filipinas, Tailândia e Estados Unidos.

Provas de domingo:
1.500m livre (f), 800m livre (m), 200m costas (f/m), 50m livre (m/f), 200m peito (f/m), 4x100m medley (f/m)