Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil estreia com vitória na Copa do Mundo de Basquete

Seleção Brasileira venceu a Nova Zelândia por 102 a 94

Brasil enfrenta a Grécia na segunda rodada do Mundial da China (Foto: FIBA)
Escrito por

O Brasil estreou com vitória na Copa do Mundo FIBA 2019. A Seleção Brasileira, que busca uma vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, venceu a Nova Zelândia por 102 a 94. O time comandado por Aleksandar Petrovic teve dificuldades no primeiro tempo, mas deslanchou no terceiro quarto quando venceu pela parcial de 28 a 12. 

A Copa do Mundo deste ano classificará sete seleções para as Olimpíadas de 2020. O Brasil precisa ficar entre as duas melhores das Américas no torneio, mas terá que superar a concorrência de Estados Unidos, Canadá, Argentina, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana. Se a seleção ficar entre os 24 melhores do Mundial, garante lugar, no mínimo, no Pré-Olímpico. 



Após estrear com vitória sobre a Nova Zelândia, a Seleção Brasileira se prepara para enfrentar a Grécia, do astro Giannis Antetokounmpo, atual MVP (Jogador Mais Valioso) da NBA, em partida que promete ser decisiva para o Grupo F. Na primeira fase, os dois melhores de cada grupo se classificam. 

Primeiro tempo equilibrado
A Seleção Brasileira sentiu o peso da estreia no primeiro tempo da partida. O time começou bem ofensivamente, mas a defesa demorou para se encaixar e deu espaço para a Nova Zelândia se manter viva no jogo. O Brasil entrou em quadra com Rafa Luz, Marcelinho Huertas, Didi, Bruno Caboclo e Anderson Varejão, mas cresceu principalmente ​após as entradas de Yago, Leandrinho e Cristiano Felício, e fechou o primeiro quarto na frente por 21 a 20. 

Nos primeiros minutos do segundo quarto, a defesa do Brasil ainda não tinha se encaixado e teve dificuldades de conter os arremessos de três pontos da Nova Zelândia - que aproveitava bem os erros da marcação brasileira. Ao contrário do que aconteceu no primeiro período, a seleção teve dificuldades de armar os ataques e perdeu por 30 a 29, e o jogo foi empatado para o intervalo em 50 a 50. 

Alex entra e Brasil deslancha no terceiro quarto
No terceiro quarto, o Brasil voltou para a quadra com uma novidade: o ala Alex Garcia. Porém, o time seguiu com dificuldades no ataque e não pontuou nos primeiros três minutos, e viu a Nova Zelândia abrir seis pontos de vantagem - a maior do jogo até então. 

Depois do apagão inicial, o Brasil começou a deslanchar. Liderados por Alex, Leandrinho e Marquinhos, a seleção assumiu a frente do placar novamente. A defesa, enfim, se encaixou, e o time brasileiro venceu o terceiro período pela parcial de 28 a 12. 

No último período, o Brasil soube administrar a vantagem e chegou a abrir 16 pontos. A Nova Zelândia não desistiu e chegou a diminuir a diferença para oito nos minutos finais, mas a Seleção Brasileira lidou bem com a pressão e assegurou a vitória na estreia por 102 a 94. 

Destaques do Brasil
​Leandrinho: 22 pontos
Rafa Luz: 15 pontos e 6 assistências 
​Alex Garcia: 14 pontos
Marquinhos: 12 pontos
Cristiano Felício: 7 pontos e 13 rebotes
Didi: 9 pontos