Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil se despede da Universíade com 12 medalhas

Com melhor resultado desde 2011, o país teve o judô como modalidade mais forte na competição realizada em Taipei (TPE)

Judô conquistou mais da metade das medalhas brasileiras na Universíade (Foto: CBDU/Be Nice Films)
Escrito por

A festa de encerramento da 29ª edição da Universíade - Jogos Olímpicos Universitários - consagrou, nesta quarta-feira, uma das melhores atuações do Brasil na história da competição. Com 12 medalhas conquistadas (duas de ouro, quatro de prata e seis de bronze) o país conseguiu, em número de medalhas, sua melhor atuação desde 2011, quando conseguiu 18 tentos. Já em número de título, o país foi pior do que em 2013, quando ficou com quatro medalhas de ouro.

Entre as modalidades, o destaque foi para o judô. Dentre as 12 medalhas, sete foram para judocas (um ouro, duas pratas e quatro bronzes). A principal judoca foi Bárbara Timo, campeã da categoria até 70kg - superou a japonesa Saki Niizoe.

O segundo ouro veio com a Seleção feminina de futebol, que venceu as japonesas, na prorrogação, por 1 a 0.

A competição ainda contou com nomes conhecidos, como o nadador Henrique Martins (conquistou dois bronzes nos 50m e 100m borboleta) e o taekwon Maicon Andrade (prata na categoria acima de 87kg). A próxima edição dos Jogos Universitários ocorrem em 2019, na cidade de Nápoli, na Itália. 

Cerimônia de Encerramento

Com um show de abertura da cantora indígena taiwanesa Jia Jia, a Cerimônia de Encerramento da 29ª Universíade contou com o mesmo brilho de sua abertura, há 12 dias. Jia falou sobre o herói, que trabalha para tornar seus sonhos realidade, e abençoou os atletas para 'que eles andem com a cabeça erguida até o outro lado do arco-íris'. Na sequência, a banda de rock Trash cantou os sonhos nos corações dos atletas. 

Já com os atletas ocupando toda a área central do Estádio Municipal de Taipei, o vice-presidente de Taiwan, Chien-Jen Chen, emocionou aos presentes com suas palavras.

- Vocês são todos heróis e estendo minha estima em nome de todos de Taiwan. Vocês têm nosso respeito. Estamos honrados de ter tido vocês aqui esses dias. Somente fazendo um trabalho juntos chegamos a um patamar internacional - disse Chen.

Próxima edição da Universíade será na Itália (CBDU/Be Nice Films)

O prefeito de Taipei, Wen-je KO, falou sobre a força do povo de Taiwan.

- Por causa de vocês mostramos a nossa força ao mundo, apesar de todos que acharam que não poderíamos realizar este evento. Taipei agora olha para frente com um grande futuro. A glória pertence a todos vocês.

Wen-je KO também desejou sorte e sucesso à próxima cidade sede da Universíade de Verão, Nápoles. Para dar um gostinho de como será a 30ª edição dos Jogos Universitários, o San Carlo Theater apresentou uma performance típica de Nápoles.

A pira foi apagada após a entrada de um cortejo em trajes típicos taiwaneses.