Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ban Ki-moon é eleito presidente da Comissão de Ética do COI

O ex-secretário-geral da ONU recebeu 74 votos e promete transparência; O sul-coreano assume o lugar de Youssoupha Ndiay

Ban Ki-moon cumpriu dois mandatos sucessivos na ONU (2007 a 2016) Foto: Divulgação/World Economic Forum
Escrito por

O Comitê de Ética do Comitê Olímpico Internacional (COI) conheceu, na manhã desta quinta-feira, seu novo presidente. O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi eleito por 74 votos a quatro (além de cinco abstenções), durante a Assembléia Geral do COI, em Lima, no Peru. O sul-coreano ocupará o cargo do senegalês Youssoupha Ndiaye.

Após a vitória, o sul-coreano agradeceu aos membros e afirma que quer promover transparência e boa governança no COI.

- Quero expressar minha gratidão aos membros por me eleger presidente da Comissão de Ética. É um orgulho aceitar essa séria responsabilidade. Podemos ganhar o respeito e a confiança do público. Asseguro, senhor presidente Bach, que caminhando juntos farei o meu melhor para contribuir para o grande sucesso do COI. Em nome do COI, quero promover maior transparência e boa governança no COI - discursou.

Ban Ki-moon assume o posto em um momento complicado para a entidade olímpica. O COI, neste momento, tem sobre seus ombros o escândalo envolvendo um esquema de doping de atletas Russos, descoberto no final de 2015. Além das recentes investigações sobre a possível compra de votos para a escolha do Rio de Janeira como sede para os Jogos de 2016.

A votação para presidente do órgão é uma das mudanças previstas na Agenda 2020 do COI. Antes, o presidente da entidade escolhia quem assumiria a presidência.