Os três pódios nas últimas três provas da Copa do Mundo de Mountain Bike ampliaram a vantagem de Henrique Avancini na segunda posição do ranking mundial. O ciclista brasileiro tem 1.706 pontos, ficando 219 e 239 pontos à frente de seus dois principais concorrentes pelo posto, os franceses Stephane Tempier e Maxime Marotte. No topo do ranking está o suíço Nino Schurter, que lidera com folga, com 2.376 pontos.
O atleta agora chega ao Brasil para disputar, no fim de semana, a edição 2018 do Campeonato Brasileiro de MTB Cross Country Olímpico, no Lar Nossa Senhora Aparecida (em Paralheiros, São Paulo, SP). Avancini já venceu 12 vezes a competição entre as categorias de base e a elite - e é tricampeão nacional na categoria principal, tendo conquistado títulos em 2013, 2015 e 2016.
Recentemente, o ciclista brasileiro foi destaque ao vencer no short track e garantir o quarto lugar no cross country olímpico na etapa de Vallnord, Andorra, da Copa do Mundo de MTB. A colocação na prova olímpica (que é seu melhor resultado nesta prova do evento) já tinha sido conquistada na etapa de Val di Sole, na Itália.
Com os resultados das duas provas, Henrique Avancini somou 275 pontos e também subiu no ranking da Copa do Mundo de MTB. O atleta da Cannondale Factory Racing pulou de quinto para o terceiro lugar e tem agora 861 pontos no total, atrás de Nino Schurter (1.405) e de Mathieu Van Der Poel (1.080). Seus companheiros de equipe Maxime Marotte e Florian Vogel completam o top 5, com 827 e 777 pontos, respectivamente.