Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Astro da Seleção Brasileira, Leal celebra volta por cima com título da Copa Itália

Ponteiro é fundamental no título do Piacenza, conquistado no último domingo

Voando: Leal retornou ao topo do voleibol no Piacenza, da Itália (Foto: Divulgação/Volley Piacenza)
Escrito por

Astro do Piacenza e da Seleção Brasileira, o ponteiro Leal teve papel fundamental na conquista da Copa Itália, no último domingo. O atleta ajudou a equipe a vencer o Trentino por 3 sets a 0, em Roma, com parciais de 25/22, 25/17 e 25/23. Por suas grandes atuações ao longo da temporada, ele foi eleito o MVP da competição.

Na decisão, Leal anotou 20 pontos, sendo dois aces de saque. O craque do Piacenza teve ainda 67% de aproveitamento no ataque, com 18 pontos em 27 bolas atacadas.

+ Rayssa Leal, do skate, e Filipe Toledo, do surfe, são indicados para Prêmio Laureus

Na véspera, no último sábado, Leal já tinha sido importante na semifinal: 3 a 0 no Perugia, que não perdia há mais de 30 jogos. Na ocasião, o atacante anotou 11 pontos. Longe dos seus 100%, devido a uma lesão no tornozelo direito, ele entrou em quadra no sacrifício. Mesmo assim, foi decisivo.

- Esta foi uma das conquistas mais difíceis da minha carreira. Tive uma lesão no tornozelo sete dias antes. A equipe sempre teve dificuldade de ter todos os jogadores à disposição. Enfim, sempre com dificuldades extras, além dos fortes adversários. Mas como eu sempre disse, estou feliz em Piacenza. Comecei muito bem a temporada, mas estive fora de algumas partidas entre dezembro e janeiro. Foi um período difícil - avaliou Leal, em entrevista à Pro Sports.

O experiente jogador de 34 anos está na sua quinta temporada em solo italiano, país onde se mostra feliz e adaptado. Antes, o atacante fez história no Sada Cruzeiro e vestiu as cores do Civitanova e do Modena, ambos da Itália. A cereja do bolo veio em projeto ambicioso do Piacenza, que subiu recentemente, mas investe pesado e quer figurar entre os grandes do país.

- Vencer agora a primeira Copa Itália da história do clube é um orgulho. Os meus companheiros também me colocaram para cima em vários momentos, principalmente quando eu estive ausente. Todos nós merecíamos demais este título - enalteceu o cubano, naturalizado brasileiro.

PRÓXIMOS PROJETOS E SELEÇÃO

Após o título da Copa Itália, o time de Leal quer conquistar o Campeonato Italiano e a Copa CEV, o segundo torneio mais importante entre clubes europeus. O Piacenza aparece em quinto no torneio nacional, dentro da zona de classificação para os playoffs. Além disso, a agremiação do Norte italiano está na semifinal do torneio continental.

Leal pretende recuperar a melhor forma para ajudar a Seleção Brasileira nos compromissos de 2023. No ano passado, o ponteiro ajudou o Brasil e conquistar a medalha de bronze no Campeonato Mundial. O cubano naturalizado brasileiro, aliás, foi o eleito o melhor atacante, além de ser maior pontuador da competição, com 125 bolas no chão. Aquele time também teve o ponteiro Lucarelli, que hoje é companheiro de Leal na Seleção e no Piacenza.