a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 27/07/2025
09:55
Atualizado há 52 minutos
Compartilhar

Oscar Piastri voltou a vencer na Fórmula 1 e conquistou o GP da Bélgica, no Circuito de Spa-Francorchamps, na manhã deste domingo (27). O autraliano dominou a prova de ponta a ponta, após a ultrapassagem na tardia largada "em movimento", com a saída do safety car, para garantir a sua sexta vitória na F1 2025. Lando Norris e Charles Leclerc completaram o pódio.

➡️ GP da Bélgica na F1: confira onde assistir e horário da corrida de domingo (27)

Gabriel Bortoleto terminou a corrida na nona colocação. O brasileiro superou seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que cruzou a linha de chegada na 12ª posição.

Como foi a corrida?

Antes mesmo da largada, como esperado, a chuva é presença confirmada no circuito de Spa nesta manhã de domingo (27). A corrida começa com as pistas bem molhadas, e a volta de aquecimento será feita atrás de safety car.

As condições climáticas dificultaram a visibilidade dos pilotos, e a bandeira vermelha foi acionada. Com isso, a largada da corrida foi suspensa pela autoridade da prova.

A chuva pareceu que daria pausa, mas uma nova pancada cobriu o circuito, e a largada se mantém sem previsão.

Após quase 1 hora, a chuva enfim parou em Spa, além da abertura do sol, o que deve ajudar na secagem rápida das pistas. O carro médico da Aston Martin entrou no circuito para testar as condições atuais.

A FIA informou que a largada será às 11h20, em horário de Brasília. Um novo procedimento fora acertado pela entidade: é necessário que os pilotos fiquem a pelo menos 20 metros de distância em safety car.

Largada autorizada

As duas primeiras - no mínimo - voltas serão feitas atrás de safety car e, todas, serão contabilizadas na corrida. Com o piso molhado, não haverá obrigatoriedade na troca de tipo de pneus na prova.

O safety car abre a terceira volta de 44. Apesar disso, Lewis Hamilton informou ao engenheiro, pelo rádio, que a pista está secando rapidamente. A quarta volta também foi aberta sob o carro de segurança.

Apaga-se a luz do safety car, e a "largada" será realizada em movimento. A bandeira verde foi acionada, e a disputa do GP da Bélgica começa na quinta posição.

A largada foi marcada pela força de prontidão da McLaren. Assim como na sprint, o líder foi superado rapidamente por Oscar Piastri para assumir a primeira colocação. Lando Norris, então, ficou preso em segundo, enquanto isso, as posições dos outros pilotos se mantiveram a mesma.

Na volta seguinte, os antigos companheiros George Russell e Lewis Hamilton protagonizaram as ultrapassagens de Alex Albon e Lance Stroll, respectivamente. O veterano da Mercedes assumiu a quinta posição, e o heptacampeão mundial em 17º.

Gabriel Bortoleto fez uma boa largada e conseguiu manter a posição de classificação. Em boa sequência, Hamilton faz mais duas ultrapassagens e conquista a 13ª colocação, sobre Carlos Sainz, Franco Colapinto, Nico Hulkenberg e Pierre Gasly.

No topo da tabela, Norris continua na cola de Piastri, com 1,3 segundos de diferença, em uma disputa forte entre os líderes do Mundial de Pilotos. Um pouco abaixo, Max Verstappen aproveita sua grande intimidade com as pistas molhadas para se aproximar cada vez mais de Charles Leclerc. Essa briga pela terceira posição favorece as McLarens, que abrem a vantagem.

A batalha emocionante entre Verstappen e Leclerc animam as primeiras voltas em Spa. Com fortes ataques do holandês, o piloto da Ferrari precisa da concentração tanto nas curvas quanto nas retas para defender a posição.

De volta para os pneus "slick"

O primeiro a entrar nos boxes foi Hamilton, que trocou os compostos para os slicks médios. Ele foi seguido por Hulkenberg, Gasly e Alonso rapidamente. Com a melhora nas pistas, quase todos os pilotos também decidiram pela troca de pneus, apenas com Norris, Yuki Tsunoda, Isack Hadjar, e Esteban Ocon ficando de fora.

Não demorou, no entanto, para os quatro voltarem para os boxes. Em destaque, Norris foi o único do grid a escolher pelos compostos duros, buscando uma estratégia diferente de seu companheiro de equipe. O DRS foi permitido.

Sobre estratégias, ficam em evidência os pilotos que escolheram pela troca antecipada sobre os outros adversários. Primeiro a ir aos boxes, Hamilton escalou o pelotão e conquistou 11 posições desde a largada, assumindo o 7º lugar.

O engenheiro do Norris acabou de informar que ambas as McLaren tentaram terminar a corrida com apenas uma troca de pneu. Com isso, a vantagem pode cair sobre o britânico, já que Piastri tem um médio contra o duro do companheiro.

Também pelo rádio, Bortoleto pediu que o Hulkenberg ultrapasse logo Liam Lawson pela oitava colocação ou dê a posição ao novato. O brasileiro estava bem mais rápido que o companheiro, o que rendeu a Sauber pedir ao veterano que as posições fossem trocadas. Como resposta, o alemão cedeu o lugar.

Estratégias testadas em pista

A expectativa de que os pneus de Piastri aguentassem até o fim se tornou um problema já na volta 21, quando o australiano relatou que sentia os compostos se degradando. Com isso, ele confessou que "acha difícil chegar até o final".

Em transmissão, Mariana Becker afirmou que novas nuvens chegaram no circuito.

Apesar dos possíveis problemas nos pneus, Piastri não deixa a vantagem na liderança ruir, ao manter a diferença na casa dos 8 segundos sobre Norris. Enquanto isso, mesmo com a asa aberta de Fernando Alonso, o novato Antonelli superou facilmente o veterano da Aston Martin para assumir a 14ª colocação.

Com a ameaça iminente de Bortoleto, a Racing Bulls pediu para Lawson colocar o pé no acelerador. A diferença entre os pilotos se manteve em 1,5 segundos desde a troca entre o brasileiro e Hulkenberg.

Na volta 26, o replay da F1 registrou uma escapada de Norris dos limites da pista. Apesar de estar "sozinho", com pelo menos 8 segundos de distância na frente e atrás de seus adversários, o britânico sofreu na curva, deslizou para fora e rapidamente voltou.

Hulkenberg foi chamado novamente para os boxes, o que tirou sua Sauber da zona de pontuação. Ademais, a grande diferença entre os pilotos no meio da tabela devem atrapalhar a subida do alemão de volta para os pontos, o que põe em cheque a estratégia da equipe.

Enquanto isso, Bortoleto sofre para passar Lawson. A virada do brasileiro é 0,1 segundo maior do que a do novato da Racing Bulls, e a desvantagem aumentou para quase 4 segundos.

Com 7 voltas para o fim, a chuva volta a marcar presença no GP da Bélgica, mas parece que a intensidade se mantém baixa.

Um erro de Leclerc deu a Verstappen a oportunidade de diminuir a diferença na disputa pela terceira posição. Já na luta pelo topo, Norris se aproxima cada vez de Piastri e está a "apenas" 4,7 segundos de distância do australiano.

As últimas duas voltas será marcada pela intensa batalha entre os pilotos da McLaren, que voltaram a aparecer na mesma "tela" da transmissão. Apenas 3 segundos separam Norris e Piastri.

Oscar Piastri abre a última volta do GP da Bélgica. A aproximada de Norris não surtiu efeito na 44ª volta, já que o líder do Mundial de Pilotos nem parecia sentir os desgastes dos pneus ao cruzar a bandeira quadriculada, seguido do companheiro e Leclerc. O australiano conquistou a sexta vitória na temporada.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Como foi a sprint?

A largada de Oscar Piastri parecia muito boa, mas a "maldição" do P1 aconteceu mais uma vez no GP da Bélgica. Ainda na primeira volta, Max Verstappen aproveitou o vácuo para ultrapassar por fora e assumir a liderança da prova. O mesmo aconteceu com Lando Norris e Charles Leclerc, com o monegasco conquistando o terceiro lugar. Gabriel Bortoleto, que ganhara uma posição com a ausência de Pierre Gasly no grid de largada, defendeu bem a posição e se manteve em nono.

A desvantagem de Norris foi rapidamente recuperada pelo britânico na quarta volta, quando tomou de volta a terceira posição. O francês Gasly entrou na pista, apesar de estar duas voltas atrasado do pelotão da F1. Com isso, destaca-se a estratégia dos pilotos da parte inferior da tabela para aproveitar a prova como teste, já que há apenas um treino livre em Spa.

No meio da tabela, Bortoleto tentava fechar a diferença para Isack Hadjar pela oitava colocação. O brasileiro, no entanto, precisava se defender de Liam Lawson e a desvantagem sobre o novato da Racing Bulls so aumentou. Apesar disso, manteve-se forte contra Lawson.

De volta para a liderança, Piastri sofria em uma disputa dupla contra Verstappen e o companheiro de equipe, que chegava por trás. Em destaque, Norris preservou a bateria do carro bem mais que o australiano durante todo o circuito. A briga era acirrada, mas a corrida sprint é curta e o fim estava cada vez mais próximo. Após a recuperada de Norris, não houve mais mudanças no top-10 do grid. Verstappen liderou a corrida, seguido de perto por Piastri e Norris.

Max Verstappen comemora vitória na corrida sprint do GP da Bélgica pela F1 2025 (Foto: SIMON WOHLFAHRT / AFP)
Siga o Lance! no Google News