Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Viscardi Andrade revela drama antes do UFC São Paulo: ‘Perda grande’

Lutador teve de lidar com falecimento de amigo na semana de sua volta ao octógono

                  Viscardi Andrade venceu em retorno ao octógono no UFC São Paulo (Gaspar Nobrega/Inovafoto)
Escrito por

Não faltaram emoções para Viscardi Andrade na noite do último sábado, dia 7 de novembro, quando ele venceu o russo Gasan Umalatov pelo UFC São Paulo. Além da felicidade natural de uma vitória, o atleta viveu a sensação de voltar ao octógono após mais de um ano e meio sem lutar por conta de uma grave fatura na tíbia e fíbula, além de um sentimento de tristeza pela notícia recebida na quarta-feira que antecedeu o combate: um amigo de longa data faleceu.

Renato Santos, mais conhecido como Renatinho de Jales, sofreu um infarto aos 31 anos. Já na concentração para a luta, Viscardi Andrade lamentou a perda do amigo tão precocemente. Eles se conheceram em Jales, cidade localizada no noroeste do estado de São Paulo, terra natal do lutador. Assim, o triunfo no UFC foi dedicado ao eterno companheiro.

- Foi um momento muito difícil para mim, estava no meio do processo de perda de peso e tive que ter muita força para superar. Ele era um grande amigo que fiz no interior. Foi uma perda muito grande, senti bastante. Mas foquei na vitória para homenageá-lo, por saber que ele ficaria feliz por ver seu amigo vencer. A vitória foi para ele e para toda sua família, que espero que Deus guie e conforte neste momento complicado - desejou o paulista, que alcançou sua 18ª vitória na carreira.

A conquista recolocou Viscardi Andrade na fila de vencedores da categoria meio-médio (até 77,5kg) do UFC após o revés para Nicholas Musoke, em fevereiro de 2014. Para deixar o triunfo ainda mais especial, o lutador contou com uma grande torcida no Ibirapuera, local do show. A proximidade do ginásio com o local de treinos do atleta garantiu para ele uma torcida reforçada nas arquibancadas.

- A torcida no sábado estava incrível, os fãs fizeram uma grande festa durante todo o evento. A minha luta foi cedo, a terceira da noite, e mesmo assim a galera já estava fazendo muito barulho. Adorei a recepção, me empurraram para frente, me ajudaram na vitória. Minha família estava no ginásio, minha mãe, minha esposa, meus amigos também, alunos do CT Viscardi Andrade. Foi uma festa bonita - relembrou.

Viscardi Andrade realizou sua terceira luta no UFC, sendo dois triunfos e uma derrota. Conhecido por seu jogo de chão, o faixa-preta de jiu-jitsu desenvolveu toda a luta contra Gasan Umalatov de pé, provando sua evolução na trocação.
- Eu tinha certeza que levaria a melhor na luta em todos os sentidos, inclusive de pé. Consegui conectar boas combinações, acertei bem o russo. Fiquei feliz com minha apresentação, mesmo ausente tanto tempo. Me preparei bastante para vencer e agora quero mais. Quero voltar logo ao octógono - contou.

Antes de sua próxima luta pelo UFC, Viscardi Andrade pisa no tatame do ADCC para encarar Jorge Patino Macaco pela terceira edição do Troféu Brasil, em Barueri, São Paulo. O embate é a superluta do evento, que acontece neste domingo, dia 15 de novembro.