Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

DJ Scazuzo e o papel da música na entrada dos lutadores: ‘Tem o poder de despertar’

DJ Scazuzo destaca a influência da música na performance dos atletas (Foto: divulgação)
Escrito por

Além do camp de treinamento, da dieta bem feita e do psicológico em dia, a música escolhida para embalar a caminhada até o cage influencia diretamente na performance de muitos atletas. Inclusive, existem histórias de lutadores que se recusaram a entrar na arena enquanto a música escolhida não tocava.

Também tem lutadores que tornaram suas entradas um evento à parte: a lenda do UFC Anderson Silva, ao som de "Ain't no Sunshine" na versão do rapper DMX; Wanderlei Silva e a animada "Sandstorm", do DJ finlandês Darude, imortalizada no Pride FC; e o policial do BOPE Paulo Thiago no histórico UFC Rio 1, embalado por "Tropa de Elite", do Tihuana.

Acostumado a animar multidões em festivais Brasil afora, o DJ Scazuzo, um dos mais renomados do país, falou sobre a importância da música como um aditivo motivacional dos atletas.

"A música tem o poder de despertar, de mudar o humor. Vejo que os lutadores do UFC escolhem música para entrar no tatame, sempre presto atenção nas músicas. No futebol, o Neymar usa uma caixa de som antes dos jogos. A música rompe barreiras e tem papel fundamental no desempenho de muitos atletas e em todos os esportes porque ela toca realmente no âmago, não só nos ouvidos.", destacou.

Carioca radicado em São Paulo, DJ Scazuzo vive a música. Nas noites, ele as toca para embalar a diversão de multidões nas boates e festivais em que estrela. Na manhã seguinte, ele as usa como agente motivacional para seus próprios treinamentos na academia.

"As pessoas às vezes não acreditam, porque toco até às 06h, e 11h, no máximo 12h, estou na academia. É difícil manter meu estilo de vida, mas tudo na vida é foco. Coloco meu fone no ouvido, aciono a minha playlist e faço meus treinamentos, seja na academia ou no Parque Ibirapuera quando pratico o mahamudra.", relatou o "DJ Fitness" Scazuzo.

O mahamudra, citado por Scazuzo, é uma prática com origem no budismo. No Brasil, ganhou notoriedade através de celebridades fitness que fundaram um grupo de praticantes. Para equilibrar alma, corpo e mente, os adeptos unem exercícios aeróbicos, meditação e até a prática de algumas artes marciais, como o Muay Thai e o Jiu-Jitsu.

"Faço um treino constante no mahamudra, pelo menos duas vezes por semana. É um estilo de treino bem legal, voltado para o aeróbico. Sempre que posso, estou sempre treinando com meus amigos, que são os fundadores. É uma atividade que realmente faz toda a diferença na minha forma física.", explicou o DJ.