Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Proteção além dos dentes: Dr. Murilo Cecílio destaca que o protetor bucal pode diminuir as chances de nocaute

Protetor bucal é exigido antes do lutador entrar no cage (Foto: Leonardo Fabri)
Escrito por

O lutador de MMA e de outras modalidades de trocação necessita de três equipamentos de seguranças básicos: luvas, para proteger as mãos; coquilha, as partes íntimas; e o protetor bucal, que garante não apenas a segurança dos dentes, mas do maxilar e até mesmo a caixa craniana, servindo como uma espécie de amortecedor das pancadas.

Ninguém discute a necessidade do protetor bucal. Entretanto, nem todos os modelos são eficientes. Na verdade, segundo os especialistas, o mais indicado são aqueles produzidos a partir do formato da arcada dentária de cada lutador. Expert no assunto, o dentista Dr. Murilo Cecílio destacou a importância de utilizar o equipamento correto.

“Um dos benefícios do uso do protetor bucal é conseguir proporcionar qualidade na respiração do competidor. Existe um grande déficit na modulação das placas protetoras, pois muitas pessoas acham que é 'simples’ de fazer. É extremamente importante que o acessório seja feito por um dentista, já capacitado para conseguir produzir o mesmo", alerta.

“É de suma importância ressaltar que a placa feita por terceiros, sem capacitação, pode trazer diversos problemas até mesmo no momento da luta. Por exemplo, a placa pode ficar mal encaixada e causar insegurança ao lutador, o que pode tirar todo o foco, pois a sensação de frouxidão da placa pode tomar atenção do mesmo", destaca.

Outro aviso importante é em relação à individualidade do equipamento. Dr. Murilo Cecílio lembra que o protetor jamais deve ser emprestado. Por fim, ele afirma que sua utilização pode impactar positivamente ou negativamente a performance do lutador. Inclusive, evitando até mesmo o nocaute.

“Os lutadores que utilizam os protetores bucais de forma adequada e produzida por um profissional tendem a ter um bom desempenho nas lutas. Além disso, é válido ressaltar que os protetores utilizados corretamente diminuem fortemente o impacto no cérebro e lesões de Articulação Têmporo Mandibular (ATM ), que é responsável pelo famoso apagão nas lutas; portanto, diminui de forma ativa as chances de nocaute", frisa.