Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Preparador físico explica as diferenças do Jiu-Jitsu sem quimono

De olho no Campeonato Brasileiro sem quimono, no Parque Olímpico de Deodoro, o professor Itallo Vilardo explicou as diferenças entre o Jiu-Jitsu com e sem quimono

Ygor Rodriguez é um dos principais atletas inscritos no Brasileiro No-Gi da CBJJD (Foto: IBJJF/Focados no Tatame)
Escrito por

Neste fim de semana, no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro, acontece o Brasileiro No-Gi da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, a CBJJ. Importantes nomes da arte suave estarão em ação no principal torneio sem pano do calendário nacional. À TATAME, Itallo Vilardo, preparador físico e faixa-preta de Jiu-Jitsu, explicou quais são as diferenças entre o Gi e No-Gi na dinâmica da luta e na preparação dos atletas.

- São duas diferenças, uma delas é a velocidade da luta, que é mais rápida. Mas isso o corpo se adapta rápido, basta termos tempo para treinar. Outra diferença grande é no peso do atleta, o fato de não ter o desconto do quimono, faz com que diversos atletas tenham mais dificuldades para bater o peso. Com isso, o planejamento tem que ser mais controlado, principalmente na parte nutricional - apontou Itallo.

O preparador também salientou que o nível técnico se nivela um pouco mais por baixo nas competições No-Gi. Desta maneira, o atleta mais bem condicionado fisicamente leva uma vantagem. Itallo, que é responsável por comandar a a parte física de diversos atletas do Jiu-Jitsu e MMA, também fez uma projeção de quem pode ser destacar no evento.

- Sempre temos alguns nomes desconhecidos surpreendendo neste evento, além de ser a competição nacional mais importante do segundo semestre. Sugiro ficar de olho em alguns nomes. Na faixa-preta tem o Miltinho Vieira, um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu. Esperamos assistir diversos triângulos de mão por parte dele. Tem também o Ygor Rodrigues (atual campeão Brasileiro de quimono) e Alexandre Vieira, que sempre tem uma boa performance sem quimono e já foi campeão mundial na faixa-marrom. Já nas coloridas, o destaque fica para as irmãs Luisa Joia e Carol Joia, que estão pegando pódio em todas as competições nos últimos meses”, concluiu.