Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Polícia Militar é campeã na 1ª Copa de Jiu-Jitsu das Forças de Segurança

Cerca de 600 competidores, dos mais variados órgãos, disputaram o histórico evento realizado na Arena Carioca 1, nas dependências do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca

Polícia Militar levou o primeiro lugar do pódio, seguido por Marinha e Corpo de Bombeiros (Foto: Leonardo Fabri)
Escrito por

A 1ª Copa de Jiu-Jitsu das Forças de Segurança Pública foi um grande sucesso. No último sábado (1), cerca de 600 competidores, dos mais variados órgãos, disputaram o histórico evento realizado na Arena Carioca 1, nas dependências do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A grande campeã por equipes foi a Polícia Militar, com 34 medalhas de ouro; seguida pela Marinha do Brasil – Esquadra, com 19; e Corpo de Bombeiros, com 17.

Responsável direto pela realização do evento, Major Henrique, que comanda o Centro de Educação Física e Desporto da Polícia Militar do Rio de Janeiro (CEFD), destacou o sucesso desta primeira edição e se mostrou empolgado para a promoção das próximas, já que a Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro (FJJD-Rio), presidida por Rogério Gavazza, incluiu a competição em seu calendário.

- Superou todas as nossas expectativas. Tivemos a presença maciça de todas as forças que integram a segurança pública, tanto competindo quanto torcendo para seus companheiros de farda, e esse clima amistoso abrilhantou ainda mais esse maravilhoso evento. Isso só demonstra a força que o Jiu-Jitsu tem hoje dentro das corporações, não só no estado, mas em todo o Brasil. Como era a primeira edição, abrimos ‘apenas’ 600 vagas, que acabaram com mais de 10 dias de antecedência. A expectativa agora é chegar a um número maior no próximo ano e garantir a realização de mais edições - vislumbra o Major.

Quem também vibrou foi o Sargento da PM Vinicius Alkaim, que lidera os treinos dos policiais dentro do CEFD. Além da conquista coletiva, ele ainda garantiu o ouro individual, sagrando-se campeão na categoria máster 3.

- Muito feliz. O resultado é fruto de um trabalho que não começou agora, começou lá atrás, com projetos sociais, com policiais treinando e ensinando companheiros de farda e moradores de comunidades, como o Geração UPP e o Artes Marciais Para Todos, que eu faço parte com muito orgulho - lembrou.

O segundo lugar do pódio foi festejado com o mesmo entusiasmo do primeiro, mas pela Marinha do Brasil – Esquadra. É importante ressaltar que a equipe foi formada apenas duas semanas antes da competição, o que valoriza ainda mais o resultado. Chefe da delegação, o Capitão-Tenente Di Blazio exaltou a participação no campeonato e prometeu vir ainda mais forte na próxima.

- Gostaria de agradecer de coração ao Almirante Alípio Jorge, comandante-chefe da esquadra; e ao chefe de estado maior das esquadras, Almirante Dantas, que fizeram o possível e o impossível para que a equipe de Jiu-Jitsu Marinha do Brasil - Esquadra se concretizasse. Viemos para ficar e tenho certeza que nos próximos anos vamos conseguir resultados ainda melhores, não só em quantitativo, mas principalmente no qualitativo, trazendo expoentes da Marinha para competir. A verdade é que estamos aqui mais para agregar ao Jiu-Jitsu do que para disputar com as outras forças, para trocar experiências, aprender um pouco com outras forças - projetou.

Solidariedade no topo do pódio

Medalhas à parte, quem brilhou mesmo foi o espírito solidário. Graças à ação da FJJD-Rio, LBV e Super Rádio Brasil, que trocaram o valor da inscrição por latas de leite em pó; e da Marinha do Brasil – Esquadra, que levou alimentos não-perecíveis por conta própria, mais de 1000 latas e quase uma tonelada de alimentos foram arrecadados. Tudo será doado a famílias de baixa renda cadastradas através da campanha “Natal permanente da LBV – Jesus, O Pão Nosso de Cada Dia”.

Confira abaixo a classificação geral da 1ª Copa de Jiu-Jitsu das Forças de Segurança, realizada pela CEFD, com o apoio de Secretaria de Segurança (SESEG), Ministério dos Esportes – através da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) -, FJJD-Rio, LBV, Super Rádio Brasil, Prime Esportes, revista TATAME e Carvalho Hosken S.A e Smartcar.

1ª Copa das Forças de Segurança Pública
Arena Carioca 1, Rio de Janeiro
01 de dezembro de 2018


1º lugar: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – 34 ouros, 24 pratas e 28 bronzes (4.600 pontos)
2º lugar: Marinha do Brasil – Esquadra – 19 ouros, 23 pratas e 28 bronzes (26.800 pontos)
3º lugar: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro – 17 ouros, 22 pratas e 22 bronzes (24.100 pontos)
4º lugar: Comissão de Desportos do Exército – 13 ouros, 6 pratas e 7 bronzes (14.200 pontos)
5º lugar: Guarda Municipal do Rio de Janeiro-RJ – 9 ouros, 4 pratas e 8 bronzes (10.100 pontos)
6º lugar: Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro – 9 ouros, 3 pratas e 9 bronzes (9.900 pontos)
7º lugar: Polícia Civil do Estado do Rio de janeiro – 3 ouros, 4 pratas e 4 bronzes (4.300 pontos)
8º lugar: Comissão de Desportos da Aeronáutica – 3 ouros, 2 pratas e 5 bronzes (3.800 pontos)
9º lugar: Guarda Municipal de Rio das Ostras-RJ – 2 ouros, 0 prata e 1 bronze (1.900 pontos)
10º lugar: Guarda Municipal de Arraial do Cabo-RJ – 2 ouros, 0 prata e 0 bronze (1.800 pontos)
11º lugar: Polícia Rodoviária Federal – 1 ouro, 1 prata e 0 bronze (1.200 pontos)
12º lugar: Polícia Federal – 1 ouro, 0 prata e 0 bronze (900 pontos)
13º lugar: Força Nacional de Segurança Pública – 0 ouro, 1 prata e 1 bronze (400 pontos)
14º lugar: Guarda Municipal de Cabo Frio-RJ – 0 ouro, 0 prata e 1 bronze (100 pontos)