Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2020: brasileiros brilham no primeiro grande torneio em meio à pandemia de Covid-19

Realizado pela IBJJF, principal organização de Jiu-Jitsu do mundo, Pan-Americano teve início na última quinta-feira (8) e chegou ao fim no domingo (11), na Flórida, Estados Unidos

Fellipe Andrew derrotou Gustavo Batista para ficar com o título do absoluto faixa-preta (Foto: IBJJF)
Escrito por

Primeiro grande campeonato da IBJJF em sua retomada durante a pandemia de Covid-19, o Pan de Jiu-Jitsu 2020 teve início na última quinta-feira (8), em Kissimmee, na Flórida (EUA), e chegou ao fim neste domingo (11), com as esperadas finais do adulto faixa-preta.

Principal atração do dia, o absoluto contou com a decisão apenas entre os homens, com Luiza Monteiro e Rafaela Guedes fechando para a Atos no feminino. Antes, as duas já haviam sido campeãs em suas respectivas categorias. Coube, então, a Fellipe Andrew (Alliance) e Gustavo Batista (Atos) fechar o torneio.

O confronto entre eles foi uma reedição de disputa realizada recentemente pelo 3CG Kumite, onde Fellipe Andrew venceu por decisão dos árbitros em luta apertada. E na final do absoluto masculino, o resultado se repetiu. Jogando por cima, Fellipe – que acabou desclassificado no super-pesado – começou em ritmo lento, enquanto Gustavo fazia guarda em busca de uma raspagem. Quando faltavam poucos minutos para o fim da luta, o faixa-preta da Alliance acelerou a pegada e anotou três vantagens que lhe renderam o importante título. Já para o craque da Atos, coube a medalha de ouro no peso pesado ao bater Dominique Bell por 9 a 0.

Além dos campeões no peso aberto, outros destaques no adulto faixa-preta foram Mayssa Bastos e Andressa Cintra, responsáveis pelas únicas finalizações em finais. Enquanto a jovem peso-pluma da GFTeam despachou Patrícia Fontes, Andressa encaixou um justo estrangulamento pelas costas em Maria Malyjasiak no meio-pesado. Na categoria dos leves, Luiza Monteiro – prata no absoluto – virou pra cima de Nathalie Ribeiro e, em um grande confronto, venceu por 5 a 4 para subir no lugar mais alto do pódio.

No masculino, Thiago Macedo e Matheus Gabriel protagonizaram uma das melhores e mais emocionantes lutas do dia, que terminou com vitória de Thiago – campeão peso-pena – por 2 a 0 nos pontos. Nos leves, Johnatha Alves superou Michael Liera Jr por 4 a 2 após uma verdadeira guerra de 10 minutos. Já Otávio Sousa teve mais facilidade diante de José Matheus Luna. Fazendo valer da sua experiência, o faixa-preta da Gracie Barra controlou o combate do início ao fim, triunfou por 6 a 0 e ficou com o ouro no peso médio.

Também mostrando grande domínio, Guilherme Augusto deu um show de controle contra o experiente Arnaldo Maidana. O lutador da Alliance conseguiu impor seu jogo a partir da metade do duelo, abriu 5 a 0 nos pontos e não correu riscos para garantir a medalha de ouro no super-pesado. Outro que merece menção é Max Gimenis, que na decisão do pesadíssimo não deu chances para Luiz Panza e goleou: 11 a 0.

Nas outras classes de peso, títulos para Gabrielle McComb (Gracie Humaita), Rafaela Guedes (Atos), Nathiely Karoline (Rodrigo Pinheiro BJJ) e Kendall Reusing (Gracie Barra) no feminino, e Lucas Pinheiro (Atos), Joshua Cisneros (Cleber JJ Visalia) e Ronaldo Júnior (Atos) no masculino. No master, os destaques foram Gregor Gracie (master 1), Rafael Formiga (master 2), Alexandre Pimentel (master 3) e Roberto Godoi (master 4).

RESULTADOS:

> Feminino adulto faixa-preta


Peso-pluma: Mayssa Bastos (GFTeam) finalizou Patrícia Fontes (Checkmat)
Peso-pena: Gabrielle McComb (Gracie Humaita) venceu Amanda Alequin (R1NG BJJ) por 2 a 0 nas vantagens
Peso-leve: Luiza Monteiro (Atos) venceu Nathalie Ribeiro (Checkmat) por 5 a 4 nos pontos
Peso-médio: Rafaela Guedes (Atos) venceu Claire North (TAC Team BJJ) por 2 a 0 nas vantagens
Peso-meio-pesado: Andressa Cintra (Gracie Barra) finalizou Maria Malyjasiak (Abmar Barbosa)
Peso-pesado: Nathiely Karoline (Rodrigo Pinheiro BJJ)
Peso-super-pesado: Kendall Reusing (campeã) e Jessica Flowers fecharam para a Gracie Barra
Absoluto: Rafaela Guedes (campeã) e Luiza Monteiro fecharam para a Atos

> Masculino adulto faixa-preta

Peso-galo: Lucas Pinheiro (Atos) venceu Francisco Jonas (PSLPB Cícero Costha) por 1 a 0 nas vantagens
Peso-pluma: Joshua Cisneros (Cleber Visalia) venceu Pedro Clementino (Carlson Gracie) por 3 a 0 nas vantagens
Peso-pena: Thiago Macedo (Rodrigo Pinheiro BJJ) venceu Matheus Gabriel (Checkmat) por 2 a 0 nos pontos
Peso-leve: Johnatha Alves (Art of JJ) venceu Michael Liera Jr (Atos) por 4 a 2 nos pontos
Peso-médio: Ronaldo Júnior (Atos) venceu Jackson Nagai (Checkmat) por 6 a 2 nos pontos
Peso-meio-pesado: Otávio Sousa (Gracie Barra) venceu José Matheus Luna (Checkmat) por 6 a 0 nos pontos
Peso-pesado: Gustavo Batista (Atos) venceu Dominique Bell (Atos International) por 9 a 0 nos pontos
Peso-super-pesado: Guilherme Augusto (Alliance) venceu Arnaldo Maidana (Checkmat) por 5 a 0 nos pontos
Peso-pesadíssimo: Max Gimenis (GFTeam) venceu Luiz Panza (Checkmat) por 11 a 0 nos pontos
Absoluto: Fellipe Andrew (Alliance) venceu Gustavo Batista (Atos) por 3 a 0 nas vantagens (0x0 pontos)