Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mestre Mulato destaca a importância do reconhecimento da capoeira como patrimônio carioca

Capoeira finalmente foi reconhecida como patrimônio cultural carioca (foto: arquivo pessoal)
Escrito por

No último dia 7 a cidade do Rio de Janeiro celebrou, pela primeira vez, o dia municipal da capoeira, que entrou no calendário carioca neste ano através de um projeto de lei do vereador Marcelo Arar.

Presidente e fundador da Associação Cultural Capoeira Arte Expressão e idealizador do Movimento Capoeira é a Nossa Bandeira, Lázaro Emerich, o Mestre Mulato, destacou a importância da inclusão da modalidade no calendário do município e também o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural carioca.

“Para a gente essas conquistas são importantes devido às questões da política valorização. A capoeira já esteve em nosso código penal, então esses projetos de lei do Marcelo Arar servem para reforçar o valor da nossa arte", exaltou.

Surgida no século 17, a capoeira era praticada no Brasil por escravizados africanos como forma de socialização e lembrança das origens. A técnica também era usada por escravizados e libertos como forma de defesa pessoal.

“A capoeira já era reconhecida em níveis estadual e federal, mas faltava o municipal. Reconhecer nosso valor é importante também porque nos ajuda a conseguir espaços para dar aulas e promover eventos", explicou o Mestre Mulato.